Como tratar um gato envenenado

Autor: 
Sheldon Rubin, DVM
cuidados com gato acidentado

Os gatos são criaturas curiosas e gostam de mexer nas coisas, o que pode levar a muitos envenenamentos (em inglês) acidentais. Muitas vezes um gato encontra uma lata ou frasco com alguma substância química e, acidentalmente ou de propósito, o derrama. Naturalmente, o produto químico entra em seus pêlos e patas e, ao se limpar, o gato ingere a substância possivelmente tóxica. Muitos gatos que moram em áreas com outros animais peçonhentos, cabam comendo, por exemplo, sapos. Sua responsabilidade como dono de um animal é cuidar de seu gato e manter todos os produtos potencialmente tóxicos bem fechados e fora de alcance dos animais.

 

Gato envenenado com veterinária
©iStockphoto.com/Alexfedo

Alguns dos sintomas de possível envenenamento que devem ser observados incluem salivação excessiva, vômito, diarréia, dor abdominal, contração muscular, nervosismo, convulsões (em inglês), coma e odor de substância química no corpo. Veja o que você pode fazer se o seu gato foi envenenado:

1º passo: se o gato está comatoso ou convulsionando, enrole-o em um cobertor e leve-o imeditamente ao veterinário com o recipiente, planta ou veneno sob suspeita;

2º passo: se o gato tiver um odor de veneno na pele, lave-o inteiramente com sabão neutro até que o odor desapareça. Os gatos continuam a lamber as áreas que contêm veneno se elas não forem limpas. Lavar a boca do animal com água limpa pode ajudar na descontaminação;

3º passo: se o gato ainda não tiver vomitado e o veneno não for um produto cáustico ou derivado de petróleo (veja a lista abaixo), induza o vômito com uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio 3% a cada dez minutos, até que o vômito ocorra. Não exceda três doses. Se o gato resistir às suas tentativas, pare e leve-o ao veterinário imediatamente. Se o vômito não ocorrer em 30 minutos, leve-o ao veterinário com o veneno sob suspeita;

4º passo: se você perceber que é um animal peçonhento como sapo, jogue água e segue os seguintes passos.

As substâncias cáusticas incluem ácido de bateria, removedor de calos, detergente para lava-louças, desentupidor (em inglês), removedor de graxa, detergente e limpador de forno (em inglês). Os produtos derivados de petróleo incluem solvente de tinta, cera para pisos e solução de limpeza a seco.

Você deve estar surpreso com os ítens caseiros comuns e como eles podem ser um veneno para o seu gato. Alguns venenos caseiros comuns são bebidas alcóolicas, amônia (em inglês), anticongelante (em inglês), água sanitária, chocolate (chocolate assado é o pior), detergentes (em inglês), desinfetantes, desentupidor de canos, fluido de limpeza a seco, fertilizante (em inglês), polidor de móveis (em inglês), gasolina (em inglês), cola (em inglês), medicamentos para humanos (acetaminofeno (em inglês), aspirina (em inglês)), bolinhas de naftalina (em inglês), veneno para ratos, alho (em inglês), limpadores de forno, removedor de tinta, graxa de sapato, polidor de prata (em inglês) e limpador de banheiro (em inglês).

Algumas plantas tóxicas comuns são aloe vera (em inglês), açucena (em inglês), abacate (em inglês), azaléia (em inglês), ave-do-paraíso, copo-de-leite (em inglês), mamona (em inglês), planta de milho (em inglês), ciclâmen (em inglês), narciso silvestre, hemerocale, dieffenbáquia (em inglês), lírio-da-páscoa, begônia (em inglês), hera (em inglês), gladíolo (em inglês), holly, jacinto (em inglês), hortênsia (em inglês), íris (em inglês), kalanchoe, noz de macadâmia, maconha, visco (em inglês), narciso, filodendro (em inglês), rododendro (em inglês), tomateiro (em inglês), tulipa (em inglês), teixo (em inglês) e iúca (em inglês).

Esta é apenas uma lista parcial. Para uma lista mais completa, consulte o Centro de Informação Toxicológica (CIT).

No caso de envenenamento por sapo, a primeira providência é lavar a boca do bichinho com água. Para saber os outros passos cliquem aqui (em inglês).

Publications International, Ltda.