Como funcionam as toalhinhas amaciantes

Autor: 
Chris Morrisson

Secadoras de roupas
©iStockphoto.com/Mike Cherim
Toalhinhas amaciantes usam uma tecnologia especial para amaciar suas roupas e eliminar a eletricidade estática, na secadora

Você já achou que tinha perdido uma meia na secadora, mas terminou por encontrá-la dentro do braço de um casaco? Ou talvez tenha apanhado aquela camisa recém-lavada e percebido uma textura seca, dura, em lugar da maciez que esperava? Lavar e secar uma carga de roupas às vezes não basta para torná-las agradáveis de usar.

O motivo para que esses problemas ocorram não é necessariamente que suas roupas sejam baratas ou que haja algo de errado na lavanderia. Em lugar disso, acontecem como efeito colateral da lavagem com água e do ciclo automatizado de secagem. Quando as roupas giram juntas na secadora, podem aderir uma à outra por conta da eletricidade estática (em inglês). Mas amaciantes de roupa, especialmente toalhinhas amaciantes, podem prevenir esse problema.

Os amaciantes de roupas foram inventados no século 20 para tornar as roupas limpas mais agradáveis ao toque. Posteriormente, produtos químicos foram adicionados para prevenir estática. Mas usar amaciante não é prático. Ele precisa ser adicionado depois do primeiro ciclo de lavagem, em uma lavadora automática de roupas, porque os amaciantes são catiônicos, ou seja, dotados de carga elétrica positiva, e os detergentes são aniônicos, ou seja, dotados de carga elétrica negativa [fonte: Toedt et al]. Unir os dois faz com que se contrabalancem, o que acaba reduzindo a efetividade de ambos.

Leia também:

- Como funcionam as máquinas de lavar roupa

- Como organizar uma lavanderia

- Como funcionam os detergentes de roupa

Um cientista chamado Conrad Gaiser parece ter sido o responsável pelo segundo avanço nesse segmento, nos anos 60, ao descobrir como tratar pequenas folhas de tecido ou papel com amaciante de roupas. Quando as folhas eram colocadas na secadora com a roupa, o calor e umidade aqueciam o amaciante e o difundiam pelas roupas. Ainda que posteriormente os fabricantes de lavadoras acrescentassem um sistema automatizado de inserção de amaciante, as toalhinhas amaciantes continuam populares e são usadas não apenas na lavagem de roupas mas para muitos propósitos diferenciados, como limpeza e afastar insetos roedores.

Existem muitas marcas de toalhinhas amaciantes, mas todas trabalham para resolver o mesmo problema. Na página seguinte, explicaremos o que acontece exatamente na secadora para resultar em adesão estática.