Mais produtos químicos e solventes para limpeza a seco

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Os produtos químicos e os solventes para limpeza a seco podem ser úteis para livrar você destas terríveis manchas em casa e na lavanderia, quando usados de forma adequada.

Produtos químicos

Acetato de amilo: o acetato de amilo ou óleo de banana, quimicamente puro, pode ser adquirido como removedor de manchas. Às vezes, está disponível nas farmácias e algumas vezes precisa ser encomendado. É usado em fibras que podem ser estragadas pela acetona, mas não deve entrar em contato com plásticos ou acabamento de móveis. Atenção: o acetato de amilo é tóxico e inflamável. Evite o contato com a pele e aspirar os seus vapores.

Óleo de coco: é vendido em farmácias e lojas de suplementos alimentares. É usado no preparo de um produto para limpeza a seco, que remove muitos tipos de manchas. Se não conseguir obter o óleo de coco, pode substituí-lo por óleo mineral que é quase tão eficaz quanto ele.

Glicerina: é vendida em sua forma genérica em farmácias. É usada no preparo de um produto líquido que é utilizado para remover vários tipos de manchas.

Ácido oxálico: eficaz para tirar manchas de tinta e ferrugem, os cristais de ácido oxálico podem ser encontrados em  farmácias ou encomendados através delas. Antes de usar os cristais, é preciso dissolvê-los em água (1 colher de sopa para uma xícara de água morna). Também se pode adquirir o líquido de ácido oxálico em lojas de ferramentas, onde, às vezes, é vendido como um clareador de madeira. Faça um teste prévio com a solução em um canto escondido antes de usar na mancha. Umedeça a área manchada com a solução. Permita que ela seque, então reaplique e mantenha a área úmida até que a mancha seja removida. Certifique-se de que qualquer traço da solução seja retirado ao enxaguar. Atenção: o ácido oxálico é tóxico. Evite qualquer contato com a pele e os olhos e use luvas de borracha e outras roupas de proteção quando trabalhar com ele.

Tiosulfato de sódio: disponível em forma de cristais nas farmácias e casas de material fotográfico, o tiosulfato de sódio também é conhecido como um "hypo" ou fixador fotográfico. Apesar de ser considerado seguro para todas as fibras e inofensivo aos corantes, ele deve ser testado em uma área escondida do tecido antes de usar. Manipule com cuidado, uma vez que o produto pode causar irritação nos os olhos, na pele, pulmões e aparelho digestivo.

Terebentina: geralmente é encontrada em lojas de tinta, ferramentas e de materiais de artesanato. Usada mais freqüentemente como um solvente para tintas à base de óleo, é eficaz em manchas de tinta e graxa, mas precisa ser usada com cuidado. Atenção: a terebentina é inflamável e tóxica. Siga todas as precauções do rótulo.

Vinagre: só o vinagre branco pode ser usado para tirar manchas. Os vinagres de cidra e vinho têm cor que pode deixar uma mancha. Pode ser adquirido em mercados e farmácias. Ele contém uma solução de ácido acético a 5% e deve ser diluído se precisar usá-lo no algodão ou linho. O vinagre é seguro para uso em fibras de cores firmes, mas pode mudar a cor de alguns corantes, portanto, sempre teste seus efeitos em uma área escondida antes. Se a tinta mudar de cor, enxágüe a área afetada com água, acrescente algumas gotas de amoníaco e enxágüe novamente.

Solventes para limpeza a seco

Como fazer
produtos para lavagem a seco
Para fazer um produto de lavagem a seco, junte uma parte de óleo de coco e 8 partes de solvente líquido para lavagem a seco. Esta solução pode ser armazenada se o frasco for bem tampado para evitar a evaporação do solvente. O óleo mineral pode ser substituído pelo óleo de côco, mas não é tão eficaz quanto ele.
Atenção: solventes para limpeza a seco são tóxicos e podem
ser inflamáveis.

Solventes para limpeza a seco são produtos químicos freqüentemente derivados do petróleo ou benzina, usados para remover sujeira e manchas das roupas. Eles são produtos químicos fortes e alguns foram retirados do mercado devido aos seus efeitos sobre as pessoas e o meio ambiente.

Outros, como o tetracloroetileno (ou percloroetileno, também conhecido como PERC) são usados principalmente por empresas de limpeza a seco ou em lavagem de carro. Alguns produtos que continham estes solventes foram retirados do mercado ou reformulados.

Se você adquirir um solvente para limpeza a seco (ou se possuir um frasco antigo) deve usá-lo e guardá-lo com cuidado.  Seus vapores são tóxicos e não devem ser aspirados. Nem todos os solventes para remover manchas/limpeza a seco podem ser utilizados em todas as superfícies, também não é todo produto que remove qualquer mancha, portanto, certifique-se de ter lido os rótulos antes de usar.

Entre os produtos que ainda estão no mercado ou que foram reformulados estão o K2r Spot-Lifter (American Home Foods), o Afta Cleaning Fluid e o Afta Spot Remover Wipes (Guardsman Products).

Aprenda como remover manchas do carpete e sobre os agentes de lavagem para remoção de manchas e nódoas na próxima seção.