Técnicas de remoção de manchas

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Existem basicamente duas formas de remoção de manchas. Você pode usar um removedor que interage quimicamente com a mancha, ou você pode removê-la manualmente. Algumas manchas mais difíceis requerem o uso de ambas as técnicas. Neste artigo, nós falaremos sobre oito técnicas manuais de remoção de manchas: escovação, aplicação de removedor, congelamento, molho, pré-tratamento, raspagem, uso de esponja e batidas.

A técnica a ser usada para remover a mancha dependerá do tipo de mancha e do tipo de superfície a ser limpa. Por exemplo, uma mancha pode ser molhada ou seca, semi-sólida ou dura. Em uma superfície muito delicada, você não pode usar certas técnicas (como raspagem ou batidas). Uma mancha pode ser mais facilmente removida com o uso de um removedor ou de um alvejante em determinados tipos de tecido enquanto em outros, você pode bater para conseguir um resultado melhor.

Siga cuidadosamente as instruções deste artigo para garantir a remoção de manchas sem danificar o objeto manchado. Sempre que você usar absorventes (quando usar removedores ou esponjas sobre as manchas), você deve checar o produto com certa freqüência e trocá-lo tão logo a mancha comece a ser absorvida. Isso impedirá que mancha seja reabsorvida pelo objeto que está sendo tratado. Lembre-se também de nunca usar muita força ou pressão quando usar técnicas como escovação, batida ou raspagem.

Escovação

A escovação é usada para remover manchas secas. Algumas manchas, como a de lama seca, podem ser completamente removidas com escovação. Para outros tipos de manchas secas (por exemplo, maquiagem), a escovação é apenas a primeira etapa do tratamento. Em outros casos, a escovação pode ser uma das últimas etapas (como, por exemplo, quando se usa um absorvente ou um removedor para manchas secas).

Use uma escova pequena e dura para esta técnica (uma escova de dentes funciona bem em manchas pequenas). Ao lavar um tecido, estique a peça em uma superfície dura e limpa. Coloque uma folha limpa de papel ao lado da mancha (em paredes, ponha o papel embaixo da mancha) para que você possa escovar o objeto e jogar os resíduos da mancha no papel. Escove delicadamente a mancha e jogue os resíduos no papel. Às vezes é bom assoprar suavemente a mancha enquanto você escova.

Utilização de removedores ou alvejantes

Alvejantes ou removedores podem ser usados para soltar a mancha ou os resíduos do agente limpador. Essa é uma etapa importante do processo, pois se algum produto químico for deixado no material, poderá causar mais manchas ou danificar o objeto.

Ao remover uma mancha com o uso de um alvejante ou de um removedor, especialmente em um tecido que não pode ser lavado, você deve controlar cuidadosamente o fluxo de água. Para aplicar uma quantidade específica de líquido limpador, use um conta-gotas ou um spray para controlar o fluxo. Antes de começar o tratamento, coloque um absorvente limpo embaixo da mancha e, em seguida, aplique lenta e cuidadosamente o removedor recomendado para o tipo de mancha. Se você optar por um spray, coloque a ponta na área manchada, aperte o gatilho ou bombeie lentamente. Dessa maneira, você consegue espirrar um pequeno jato de líquido sem molhar uma grande área (você deve fazer isso lentamente). Não aplique o líquido mais rápido do que o absorvente que está embaixo pode absorver e também não espalhe a mancha. Troque o absorvente freqüentemente para que a mancha não seja reabsorvida pelo tecido.

Manchas em tapetes podem ser removidas usando-se a técnica acima. Se, entretanto, seu tapete não puder ser levantado ou estiver preso ao solo, como no caso dos carpetes, você terá que usar uma esponja sobre a mancha para removê-la. Depois disso, use uma esponja com água limpa para remover os resíduos químicos. Lembre-se de que o absorvente ou o pano usado para limpar deve ser trocado com freqüência.

Se você estiver tratando um tecido que pode ser lavado e as instruções recomendarem lavagem com água, você poderá enxaguar o objeto manchado. Nesse caso, para remover a mancha, você deve mergulhar o objeto por diversas vezes em um recipiente com água morna. Troque a água com freqüência.

Pré-tratamento

O pré-tratamento é usado para facilitar a remoção de manchas pequenas, como as de óleo ou as de graxa. Algumas manchas mais difíceis como manchas em colarinhos, punhos, meias, podem ser mais fáceis de remover após o pré-tratamento. Quando você pré-trata uma mancha, você aplica o agente removedor diretamente na área manchada. Para pré-tratar uma mancha, você pode usar um detergente líquido, um spray removedor de pré-tratamento, um sabão em barra, ou uma pasta pré-tratamento feita de detergente em pó (não use as que contêm alvejante) e água.

O detergente líquido e o spray pré-tratamento deverão ser aplicados diretamente sobre a mancha seca. Se você estiver usando sabão em barra ou preparando a pasta de detergente em pó e água, umedeça o tecido ligeiramente antes de aplicar o agente de pré-tratamento. Após a aplicação, esfregue delicadamente o agente de pré-tratamento na mancha, e depois lave o objeto como de costume.

Para usar o spray de pré-tratamento com sucesso, você deverá ter algumas informações em mente. Teste o spray, aplicando-o em uma parte menos visível da peça antes de usá-lo na mancha. A maioria desses sprays pode ser usado em tecidos laváveis, mas alguns contêm um ingrediente alvejante que pode desbotar algumas cores. Aplique o produto de acordo com as instruções da embalagem, espere cinco minutos e enxágüe a área testada com cuidado. Se nada tiver acontecido com a cor, você pode aplicá-lo na mancha sem problemas. Após ter usado um desses sprays, é importante que você lave completamente a peça tratada para remover toda a mancha e todo resíduo do spray de pré-tratamento. Se ficar algum resíduo, novas manchas poderão aparecer.

Saiba mais sobre as técnicas para remover manchas feias e difíceis na

próxima seção.