Ligar muitos aparelhos na tomada pode provocar um incêndio?

Autor: 
Josh Clark

Acontece muito durante o Natal: a tomada fica sobrecarregada. Existem nove fios de luz para a árvore, as velas elétricas, um aparelho de CD com músicas para o feriado, e, por alguma razão, um grill George Foreman. A impressão é que só a observação dessa bagunça de fios elétricos por muito tempo fará com que tudo pegue fogo a qualquer momento.

 

 

Perhaps it's time to rethink your energy use.
HowStuffWorks 2007
Talvez seja hora de repensar o uso da energia. Veja mais fotos de árvores (em inglês).

Tomadas sobrecarregadas causam incêndios - nos EUA, em média 5.300 por ano [fonte: CPSC]. Quase 2 mil deles ocorrem durante a época de Natal [fonte: ESFI]. Imagens de balas queimando fizeram a equipe do HowStuffWorks se perguntar: quantas coisas você pode ligar em uma tomada antes que ela pegue fogo? Isso depende - uma variedade de fatores podem fazer a diferença.

Para descobrir quantas coisas você pode ligar em uma tomada antes que ela pegue fogo, primeiro precisamos entender a fundo como funciona a eletricidade. A todo momento, uma casa norte-americana comum tem 120 volts de eletricidade passando por ela. Em algum lugar de sua casa, você vai encontrar uma caixa instalada na parede, contendo disjuntores ou fusíveis (estes encontrados nas casas mais antigas).

Os disjuntores e fusíveis agem como protetores contra a sobrecarga elétrica. Eles regulam a quantidade de corrente, o volume de elétrons que se movem por um condutor, um fio elétrico (que pode ser extraído de um circuito). Essa corrente é expressa em ampères. A maioria dos disjuntores e fusíveis regula de 15 ou 20 ampères.

Professor A. Lynn Abbot e Phil Chovan
Agradecimentos especiais ao prof. A Lynn Abbot da Virginia Tech e Phil Chovan, da Associação de Segurança do Corpo de Bombeiros, pela ajuda neste artigo.

Se muita corrente é extraída do circuito, o disjuntor dispara ou o fusível explode, interrompendo o circuito para evitar a sobrecarga. Mas os disjuntores e os fusíveis nem sempre são confiáveis. Outro perigo em potencial ocorre quando mais de uma tomada está ligada a um único circuito. Se você observar os disjuntores ou a caixa de fusíveis (ou caixa de força), pode ver um único circuito identificado como "sala de jantar" ou unidade de ar-condicionado e máquina de lavar/secadora". Você pode descobrir que todas as tomadas em um cômodo estão conectadas a um único circuito. Isso significa que você não precisa necessariamente sobrecarregar uma única tomada para causar um incêndio.

Então como descobrir qual é o máximo? Na verdade, é bem fácil. Para determinar a quantidade de eletricidade que você está usando com todas as decorações de Natal, é só fazer algumas contas. A fórmula é assim:

p/e=i (a voltagem dividida pelos volts é igual aos ampères).

Digamos que você esteja usando 2 mil watts de potência com as luzes de Natal e outras decorações. Você divide esse número pelos volts em sua casa (geralmente 120) e o resultado fica 16,6 ampères de corrente sendo usada. Com uma tomada elétrica de 20 ampères, você está usando cerca de 80% da corrente disponível, que é a quantidade máxima que deve ser usada por circuito.

Na próxima página, você vai saber sobre alguns dos outros fatores que devem ser levados em consideração para evitar um Natal tostado.­­