Como elaborar um sistema de irrigação eficiente

Autor: 
Seleções do Reader's Digest, do livro "Salve o Meio Ambiente"

Selo Reader’s

O uso de algum sistema de irrigação no jardim lhe poupará tempo. Se for bem elaborado, irrigará as plantas de forma mais efetiva e eficiente do que a rega com mangueira. Saber a hora certa do dia para a rega também evita a perda pela evaporação, economizando seu dinheiro.

Dicas sobre rega

O truque é fornecer água suficiente para que o solo não apenas pareça úmido, mas também fique molhado abaixo da superfície.

Irrigação
  • Verifique se seu sistema de irrigação está penetrando no solo no nível das raízes. Deixe-o ligado por 20 minutos (mais tempo para os giratórios, de gotejamento ou de microirrigação) e examine o solo para saber se está úmido. Se estiver, desligue a água. Se ainda estiver seco, deixe o sistema ligado por mais tempo.

  • Para evitar a evaporação, regue no início da manhã ou no fim da tarde, quando está fresco. Mas, se estiver especialmente quente no meio do dia, quebre esta regra e dê às plantas um alívio extra. Falta de água pode levar a outros problemas, como o ataque de pragas e doenças.

  • Se a rega for manual, regue o solo e não as folhas, assim a água atinge as raízes. Em dias quentes, não borrife as folhas - o poder de ampliação das gotas de água pode concentrar a luz do sol e queimá-las.

  • Permita que o solo seque entre as regas, mas não deixe tanto tempo a ponto de as plantas sentirem. Lembre-se de ajustar os padrões de rega para refletir as mudanças de estação e as condições climáticas locais e também verifique se há racionamento de água.
    Dica

    Um sistema de rega simples raramente é adequado a todas as plantas do jardim. Você pode ter de mesclar e adaptar.
  • Dê uma ajuda extra às plantas durante o período de seca e calor. Regue com mais freqüência em dias de vento e na época de crescimento ou floração das plantas.

  • Se possui um sistema automático, ligue-o durante a noite, quando a pressão da água é mais forte em função da menor demanda no suprimento de água.

  • Não deixe a mangueira sob o sol. A água dentro dela esquenta e pode queimar a folhagem. Guarde a mangueira na sombra, cubra os canos de irrigação com mulch, instale-os abaixo do nível do solo ou deixe que a água quente saia antes de regar as plantas com a mangueira.

  • Sempre que puder, verifique e limpe válvulas de irrigação e filtros para assegurar-se de que a água escoe corretamente. Um filtro de torneira pode reter a sujeira antes que esta entre no sistema. Para limpar o sistema, remova a tampa e deixe a água escoar por alguns minutos.

  • Em áreas de inverno rigoroso, a água em mangueiras e sistemas de irrigação pode congelar durante a noite. Isso é um problema se o sistema de rega está programado para ligar automaticamente de manhã cedo. Em noites frias, desfaça a programação para o início das manhãs.

  • Nos locais em que a água é usada para evitar que a geada danifique as plantas, programe o marcador para acionar o sistema várias vezes durante a noite.

A verdade sobre...

Plantas que consomem muita água

Os jardins de plantas ornamentais consomem muita água? Estaríamos melhor sem elas na época de seca ou de racionamento de água? Não e não. Não se sabe muito sobre a quantidade de água que as plantas de jardim precisam. O que realmente sabemos é que todas as plantas precisam de água para se desenvolver, mas, depois desse estágio, se bem adubadas, a maioria sobrevive com pouca irrigação extra, em especial onde há chuva constante.

Veja outras maneiras de salvar o meio ambiente, por Seleções