Sistema central de aspiração de pó X aspiradores portáteis

Autor: 
Allison Klein

À medida que a tecnologia dos aspiradores portáteis evoluiu, eles se tornaram mais caros. Como a diferença no preço entre os sistemas centrais e os aspiradores portáteis diminuiu, os sistemas centrais de aspiração de pó se tornaram uma solução mais prática e com melhor relação custo/benefício para a limpeza de uma casa. Eles possuem várias vantagens:

  • ar mais saudável: estes sistemas eliminam a recirculação do ar sujo nos ambientes porque o pó e os detritos são transportados através das paredes para um receptáculo afastado.
  • potência: os sistemas centrais de aspiração são 4 a 5 vezes mais potentes que os aspiradores tradicionais. Como a unidade de força não é portátil, ela pode conter um motor mais potente que os aspiradores tradicionais.
  • praticidade: os sistemas centrais eliminam a necessidade de transportar uma unidade pesada de um cômodo para o outro ou subir e descer escadas com ela. Você não tropeça em fios e a escova giratória pode ser inserida diretamente nos terminais de parede de sua preferência, não em tomadas elétricas pré-determinadas.
  • valorização do imóvel: investir em qualquer aparelho doméstico fixo ajuda a aumentar o valor de venda do seu imóvel. Os sistemas centrais de aspiração de pó podem ser instalados em casas já prontas ou em construção.
  • ruído: geralmente, os sistemas centrais de aspiração de pó são mais silenciosos que os aspiradores tradicionais. Lembre-se que a unidade central está localizada em outro local (garagem, porão, etc.) e que o ruído ficará confirmado.
  • versatilidade: os sistemas centrais de aspiração de pó oferecem a mesma variedade de acessórios e utensílios que os aspiradores portáteis.
  • custo: os fornecedores de sistemas centrais de aspiração de pó alegam que estes sistemas poupam dinheiro ao prolongar a vida de carpetes, tapetes, cortinas e estofados devido a uma limpeza mais profunda.

Termos usados com os sistemas centrais de aspiração de pó
Amperes. Esta é a corrente elétrica do motor, a eletricidade necessária para acionar o motor do aspirador.

Saco. Este é um dispositivo de coleta para poeira/sujeira/detritos usado por alguns fabricantes de aspiradores de pó.

CFM (Pés cúbicos de ar por minuto). Esta é a quantidade máxima de fluxo de ar quando o aspirador está ligado. Os detritos só podem entrar no sistema de aspiração se existir ar suficiente em circulação.

Ação ciclônica. Esta é a ação natural dos tornados. Durante a aspiração, o ar que carrega a sujeira desce em forma de redemoinho, em um padrão de cone (como um tornado) e a maioria dos detritos é separada da corrente de ar quando esta atinge o fundo do redemoinho.

Ventilador. É a combinação de lâminas que giram para criar o fluxo de ar, produzindo a aspiração.

HEPA (High Efficiency Particle Arrestor), É um tipo de filtro com alta eficiência da retenção, utilizado para reduzir a quantidade de contaminantes no ar. Muitos aspiradores contêm filtros HEPA para reduzir a quantidade de particulado suspenso e de elementos alergênicos.

"Air watts" máximos. Unidade de medida que representa a potência de sucção fornecida à unidade central e considerada pela American Society of Testing Materials (ASTM, uma associação norte-americana de normas técnicas) como a melhor maneira de medir o efetivo poder de limpeza de um sistema de aspiração de pó. Os fabricantes devem fornecer informações sobre os níveis máximos de "air watts" de cada sistema de aspiração.

*Fonte: CentralVacuum.com (em inglês)