Tipos de sistema

Autor: 
Allison Klein

À medida que os sistemas centrais de aspiração de pó se tornaram mais populares, as opções e modelos se multiplicaram e atualmente há uma grande variedade de fabricantes e modelos no mercado. Existem duas decisões principais sobre o produto que você terá de tomar na hora de comprar o seu sistema central de aspiração de pó: o tioi de unidade central e de escova giratória.

Os dois principais tipos de sistemas centrais de aspiração de pó são o ciclônico e o filtrado. De acordo com a CentralVacuum.com, o tipo de sistema escolhido é muito importante para a eficiência e durabilidade da sua unidade central de aspiração de pó. Todos os aparelhos domésticos que coletam sujeira (como um aspirador) requerem algum tipo de sistema de filtragem para eliminar os detritos. O que torna um sistema bom é a sua habilidade de minimizar o efeito dos detritos no fluxo de ar maximizando assim a força de sucção. O acúmulo de sujeira no saco ou filtro pode vir a causar uma eventual avaria na máquina. Por isso é importante  melhor a fazer é limpar o sistema de acordo com as instruções do fabricante.


Imagem cortesia H-P Products, Inc.
Configurações basicas: sistema ciclônico (esquerda) e sistema filtrado (direita)

Os sistemas filtrados podem usar filtros de diversos tipos, como tela, tecido, espuma ou papel para limpar o ar succionado pelo aspirador. Em qualquer sistema desse tipo, os filtros precisam ser limpos e substituídos. Um sistema ciclônico usa uma "força centrífuga" parecida com a de um tornado e a gravidade para separar as impurezas do ar sugado pelo aspirador,  geralmente depositando a sujeira em um recipiente (ainda que alguns sistemas possam usar um saco de pó).

Em relação à unidade central, há duas coisas importantes que devem ser consideradas:

  • Quanta potência você precisa?
  • Você quer uma unidade com recipiente ou saco?

De acordo com a CentralVacuum.com, casas com menos de 465 metros quadrados necessitam de uma unidade central com consumo de até 20 A (amperes). Se a sua casa é maior que isso, ela precisará de uma unidade mais potente.

A outra decisão é quanto ao uso de uma unidade com recipiente ou saco de pó. O receptáculo de sujeira que deve ser esvaziado pode ser um recipiente plástico ou um saco descartável. Ambos os sistemas são eficientes: é apenas uma simples questão de escolha pessoal. Você prefere esvaziar e limpar o recipiente ou jogar o saco descartável no lixo? De qualquer forma, você terá de retirar a sujeira com uma freqüência  bem menor que a dos aspiradores de pó portáteis.

Finalmente, em relação à escova giratória, você pode escolher entre uma escova giratória elétrica ou uma escova de sucção. Esta é a parte do aspirador que, de fato, limpará a casa. O tipo de unidade central depende da sua preferência pessoal. Por exemplo, a instalação de sistemas de sucção (turbina) pode custar menos porque não é necessária fiação elétrica dentro de todos os terminais da parede. A parte divertida é escolher os acessórios de aspiração, como "dustpans" automáticos e acessórios para estofados.

Os sistemas centrais de aspiração de pó podem ser caros. Na verdade, podem custar mais de U$ 1 000 00( cerca de R$ 2 500 00), incluindo instalação, unidade central e acessórios. Neste ponto, você pode estar se perguntando porque escolher este tipo de sistema e não um aspirador de pó portátil.