Como funcionam as roupas orgânicas

Autor: 
Maria Colenso

Na nossa imaginação, roupas orgânicas geralmente não estão tão na moda. Nos fazem lembrar das sandálias Birkenstocks, de túnicas sem formato e texturas rústicas, com ou sem tingimento. Mas nossa imaginação parou na década de 70. As fibras orgânicas e alternativas foram aperfeiçoadas desde então.

Violence free silk scarves are displayed on a shelf at Organic Avenue.
Spencer Platt/Getty Images
Cachecóis feitos de tecido orgânico expostos em uma prateleira da Organic Avenue, uma loja vegan de Nova York

As roupas orgânicas são feitas de materiais essencialmente naturais e não sintéticos, e parte, pelo menos no Brasil, dessa produção vem de métodos de agricultura orgânica que fazem parte do movimento da agricultura orgânica (em inglês) Esse movimento enfatiza a agricultura e a produção, que trabalham em conjunto com a natureza e ajudam a diminuir a poluição do ar, do solo e da água. Os materiais para as roupas orgânicas vêm de plantas que não recebem radiação e que não foram geneticamente modificadas ou tratadas com pesticidas sintéticos ou químicos. Qualquer produto classificado como orgânico, independentemente de ser uma camiseta ou uma maçã, deve seguir os padrões nacionais estipulados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Semelhantes às roupas orgânicas são as roupas sustentáveis. Os trajes sustentáveis enfatizam a reutilização e a reciclagem de materiais e fazem parte do movimento de conscientização ambiental. Tanto as roupas orgânicas quanto as sustentáveis são ecologicamente corretas e amigas do meio ambiente.

Neste artigo, vamos falar sobre os diferentes tecidos usados em roupas orgânicas e sustentáveis, descobrir onde comprá-las e aprender sobre o impacto ambiental de fibras não-orgânicas.