Como remover manchas de suco e molho de tomate

Autor: 
Editores do Consumer Guide


Como remover manchas de suco e molho de tomate
© Gustavo Andrade / iStockphoto

Suco e molho de tomate são ingredientes essenciais de muitos pratos. Infelizmente, eles também deixam feias manchas cor de laranja. Siga estas dicas para remover manchas de tomate das superfícies da sua casa.

Como remover manchas de suco e molho de tomate de: acetatos e tapetes (sintéticos ou de lã), fibras de vidro, rayon, cordame, triacetato
lã.

Esfregue a mancha com água fria e depois passe uma esponja com suco de limão na área, ou esfregue a mancha com uma fatia de limão (use com cuidado em lã). Lave com água (aplique o removedor de mancha para soltar a substância que a provoca e os resíduos deixados pelo removedor) usando o máximo de líquido possível. Deixe secar. Se a mancha persistir, aplique um removedor líquido e cubra-o com um pano absorvente umedecido com o removedor. Deixe descansar enquanto a mancha é removida. Troque o pano conforme for absorvendo a mancha. Conserve a mancha e o pano umedecidos com o removedor. Quando não houver mais mancha visível, lave toda a área com água e deixe secar ao ar livre.

Como remover manchas de suco e molho de tomate de: tecidos de

Como fazer removedores líquidos e a seco

Removedor a seco:
Para fazer um removedor a seco, misture uma parte de óleo de coco (encontrado em farmácias e lojas de alimentos naturais) e oito partes de solvente líquido para limpeza a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de coco pode ser substituído pelo óleo mineral, mas não tem a mesma eficácia.

Cuidado: solventes de limpeza a seco são venenosos e podem
ser inflamáveis.

Removedor líquido:
Para preparar um removedor líquido, misture uma parte de glicerina e uma de detergente lava-louças com oito partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido em uma garrafa plástic

acrílico, modacrílico, náilon, olefina, poliéster, spandex.

Esfregue a mancha com água fria imediatamente. Então esfregue a mancha com uma fatia de limão ou esfregue suco de limão na mancha. Enxágüe com água usando o máximo de líquido possível. Deixe secar. Se ainda houver vestígios da mancha, use um pré-tratamento de manchas (usando o método de molhar a peça manchada em água quente antes de lavá-la) em uma solução de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de detergente de lava-louças e uma colher de sopa de vinagre branco, por 15 minutos. Enxágüe com água e lave assim que possível.

Como remover manchas de suco e molho de tomate de:
acrílico, alumínio, betume,
bambu, latão, bronze, junco,
vidro/ladrilho cerâmico, cobre, esmalte,
vidro, gesso, ferro, pintura (fosca ou
brilhante), plexiglas, poliuretano,
pratos de porcelana, enfeites de porcelana
aço inoxidável, roupas de vinil,
papel de parede de vinil

Esfregue a mancha com um pano ou esponja umedecida em espuma de água morna. Enxágüe bem e esfregue para secar.


Como remover manchas de suco e molho de tomate de:
pedras de construção, tijolos, concreto, ladrilhos, granito, telhas cerâmicas, lousas brancas, pisos de mosaico.

Lave a mancha com uma solução em água de carbonato de sódio ou detergente (não use sabão) eliminando o líquido borrifado em excesso. Esfregue usando um pano felpudo macio. Enxágüe bem e deixe secar.


Como remover manchas de suco e molho de tomate de:
cortiça, linóleo, piso de vinil.

Lave a área com uma solução em água de carbonato de sódio ou detergente (não use sabão) eliminando o líquido borrifado em excesso. Esfregue usando um pano felpudo macio. Enxágüe bem com água limpa e deixe secar. Se a mancha não sair, esfregue a área com uma esponja umedecida em uma solução de 1 colher de sopa de ácido oxálico em 0,5 litros de água. Enxágüe bem e seque. Faça um novo polimento, se necessário. Cuidado: o ácido oxálico é venenoso, use-o com cuidado e com luvas de borracha.


Como remover manchas de suco e molho de tomate de:
algodão e linho.
Teste o tecido quanto a durabilidade das cores. Se a cor for duradoura, estique o tecido sobre uma tigela e aperte-o em volta com um elástico. Derrame água de uma altura de meio metro a um metro sobre o tecido. Evite os respingos. Faça isso imediatamente após o tecido ficar manchado. Se a mancha persistir, deixe de molho em uma solução de 1/4 de água quente e 1/2 colher de chá de detergente por 15 minutos. Enxágüe com água. Esfregue a área com álcool isopropílico e lave o mais rapidamente possível.

Como remover manchas de suco e molho de tomate de: couros e camurças.

Enxugue o suco excedente e misture uma colher de sabão suave em água morna. Agite para fazer bastante espuma. Aplique somente a espuma com uma esponja. Enxugue com um pano limpo e seco. Somente para as peças de couro, continue o processo com o removedor próprio ou o sabão suave para condicionar o couro.

Como remover manchas de suco e molho de tomate de:
mármore.

Depois de remover o líquido em excesso, esfregue a superfície com um pano umedecido em espuma de água morna. Enxágüe bem e seque. Se houver vestígios de mancha ou descolorações, faça uma pasta usando água, detergente em pó e água sanitária. Aplique a pasta espessa na mancha e cubra-a com um pano úmido para retardar a evaporação. Deixe descansar. Quando a mancha tiver sido removida, enxágüe com bastante água e deixe secar.

Como remover manchas de suco e molho de tomate de:
prata.

Lave a prata em espuma de água quente assim que possível. Enxágüe em água quente e seque imediatamente com um pano macio para evitar manchas.

Como remover manchas de suco e molho de tomate de: madeira.

Misture detergente de louça em água quente e agite para fazer bastante espuma. Umedeça um pano somente na espuma e aplique sobre a mancha. Lave com um pano limpo umedecido em água. Se a mancha não sair, esfregue a área com uma esponja umedecida em uma solução de uma colher de sopa de ácido oxálico em meio litro de água. Enxágüe bem e seque. Encere ou faça um polimento assim que possível. Cuidado: o ácido oxálico é venenoso, use-o com cuidado e com luvas de borracha.

Estas técnicas de remoção de manchas vão ajudá-lo a ter certeza de que o suco e o molho de tomate vão ficar sobre a mesa, onde devem estar.