Como remover manchas de flores e grama

Autor: 
Editores do Consumer Guide
remoção de vários tipos de mancha

Aproximar-se da natureza é bom, mas resíduos de flores e grama em você ou em sua roupa podem deixar você meio ridículo. Use essas dicas para manter a natureza no lugar ao qual ela pertence.

Remover manchas em: acetato, tapete (sintético ou lã),
raiom, seda, triacetato e lã.

Esfregue (batendo levemente com movimentos de fora para o centro da mancha) a área com um solvente de limpeza a seco. Aplique o removedor a seco à mancha e cubra com uma esponja absorvente umedecida com o removedor. Troque a esponja enquanto a mancha vai sendo absorvida. Mantenha a esponja e a área manchada umedecidas com o removedor a seco. Borrife (aplicando o removedor para soltar as manchas e os resíduos dos removedores de manchas) com um dos solventes de limpeza a seco e deixe secar totalmente. Nos carpetes, retire o excesso de líquido com uma esponja absorvente durante o procedimento e antes da secagem.

Remover manchas em: tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico, náilon,

olefina, poliéster e spandex.

Como fazer removedores de manchas líquido e a seco


Removedor a seco:
misture 1 parte de óleo de coco (encontrado em farmácias e em lojas de alimentos naturais) e 8 partes de solvente líquido para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de coco pode ser substituído pelo óleo mineral, mas não tem a mesma eficácia.

Cuidado: solventes de lavagem a seco são venenosos e podem

ser inflamáveis.

Removedor líquido: misture 1 parte de glicerina e 1 de detergente lava-louças com 8 partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido em uma garrafa plástica.

Aplique detergente lava-louças ou detergente para lavar roupas na mancha e enxágüe bem com água. Se ainda houver vestígios da mancha, deixe de molho em detergente enzimático (siga as orientações da embalagem). Enxágüe bem e lave o mais rápido possível. Se a mancha persistir, teste a firmeza das cores e use um alvejante suave de perborato de sódio ou peróxido de hidrogênio a 3%. Enxágüe completamente com água limpa e depois lave normalmente.

Remover manchas em: plástico acrílico, alumínio, cerâmica, vidro cerâmico/azulejo, cortiça,
linóleo, roupas de vinil, ladrilhos e papel de parede de vinil.

Remova qualquer mancha esfregando nela com um pano embebido em água morna com sabão. Enxágüe bem e seque com um pano limpo.

Remover manchas em: vitríolo azul, tijolo, concreto, ladrilho, granito,
pedra calcária, tijolo de concreto, arenito, ardósia e mosaico.

Lave com uma solução de carbonato de sódio ou detergente (não use sabão) e água. Use um pano ou uma escova de cerdas macias para esfregar levemente a mancha. Enxágüe bem com água limpa e deixe secar.

Remover manchas em: couro e camurça.

Misture uma solução de sabão neutro em água morna. Mexa até fazer bastante espuma. Aplique somente a espuma com uma esponja. Remova com um pano seco e limpo. Se uma mancha oleosa persistir, polvilhe a área com um absorvente como farinha de milho. Deixe o tempo necessário para que o produto possa agir, e escove (usando uma escova com cerdas duras para remover com cuidado manchas e marcas) para retirar o absorvente. Repita o processo, se necessário. Em couro, aplique em seguida um condicionador de couro.

Da próxima vez que a natureza deixar essas marcas em você, use as dicas acima.

Publications International, Ltd.