Como remover manchas de protetor solar

Autor: 
Editores do Consumer Guide
remover manchas de perfumaria

O protetor solar é ótimo para prevenir queimaduras, mas pode causar um tipo diferente de mancha em várias superfícies da casa. Siga as dicas abaixo para remover manchas de protetor solar.

Como remover manchas em: acetato, tapete (sintético ou de lã), fibra de vidro, raiom, seda, triacetato, lã.

Raspe (usando uma ferramenta chata para suavemente desprender o excesso de sólidos ou manchas sobre crostas) para remover tanto quanto possível os excessos que conseguir. Esfregue (usando uma esponja umedecida e passando, com uma leve pressão, sobre a mancha, indo do centro para as extremidades) a região com removedor de limpeza a seco. Aplique um removedor de manchas a seco e cubra com um chumaço absorvente umedecido com o removedor. Deixe-o ali para que a mancha seja removida. Continue a umedecer o chumaço e a mancha com o removedor. Borrife a área (aplicando um removedor para soltar as manchas e os resíduos) com solvente de limpeza a seco. Se restar alguma mancha, esfregue-a com esponja com água e aplique um removedor de manchas líquido com algumas gotas de amônia. Não use amônia em tecidos de seda ou de lã. Mantenha a mancha úmida e oculte-a com um chumaço absorvente. Lave com água e certifique-se de todos os traços de amônia saíram do pano. Deixe secar.

Como fazer removedores de manchas líquidos e a seco

Removedor a seco: adicione 1 parte de óleo de coco (disponível em farmácias e em lojas de suplementos alimentares) e 8 partes de solvente líquido para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa muito bem tampada, para que o solvente não evapore. Você pode substituir o óleo de coco por óleo mineral, mas ele não é tão eficaz.
Atenção: solventes de lavagem a seco são venenosos e podem ser inflamáveis.

Removedor líquido: misture 1 parte de glicerina, 1 parte de detergente de lava-louças e 8 partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor em uma garrafa plástica.

Como remover manchas em: tecido acrílico, algodão, linho, acrílico modificado, nylon, olefina, poliéster e spandex.

Raspe suavemente para remover o excesso do protetor. Umedeça a mancha com água e aplique um detergente enzimático (siga as orientações da embalagem). Deixe a mancha embebida por 30 minutos. Lave a área com água. Se possível, lave o tecido imediatamente. Caso contrário, deixe-o secar naturalmente.

Como remover manchas em: plástico, alumínio, asfalto, azulejos cerâmicos ou vítreos, cobre, cortiça, vidro, ouro, marfim, jade, linóleo, tinta (fosca ou brilhante), platina, plexiglas,poliuretano, porcelana, prata, aço inoxidável, roupas de vinil, ladrilho de vinil e papel de parede de vinil.

Limpe o excesso com um pano ou esponja embebida em água morna com sabão onde algumas gotas de amônia foram adicionadas. Enxágüe bem para remover a amônia e depois deixe secar.

Como remover manchas em: pedra-lipse, tijolo, concreto, azulejo, granito, calcário, ardósia e piso de mosaico.

Limpe todo o excesso. Lave com uma solução de carbonato de sódio ou detergente (não use sabão) e água. Use um pano ou uma escova com cerdas macias. Enxágüe bem com água limpa e deixe secar.

Como remover manchas em: couro e camurça.

Misture uma colher de sabão suave em água morna. Agite para produzir bastante espuma. Aplique apenas a espuma com a esponja. Enxugue com um pano limpo. Somente para as peças de couro, aplique limpadores de couro de ótima qualidade, para manter o couro.

Como remover manchas em: madeira.

Limpe todo o excesso e depois lave a mancha com um pano embebido em água morna com sabão. Enxágüe com um pano limpo úmido e deixe secar. Dê polimento ou passe cera assim que possível.

Certifique-se de seguir esses conselhos de remoção de manchas para proteger sua casa das manchas causadas por protetores solares.