Como remover manchas de mostarda

Autor: 
Editores do Consumer Guide

A mostarda contém um corante amarelo chamado Açafrão da China, que é o que normalmente causa esse tipo de mancha. Siga as dicas de remoção deste artigo para livrar as supefícies de sua casa das manchas de mostarda.

Nota: se a mancha não for tratada imediatamente, pode ser impossível removê-la.


Remover manchas em:
acetato, aniagem, tapete (sintético ou de lã),
fibra de vidro, raiom, seda, triacetato e lã.

Remova qualquer excesso com uma faca ou espátula. Borrife (aplicando removedor para soltar as manchas e os resíduos dos removedores de manchas) com o fluido de limpeza Afta. Se o tecido for forte o suficiente, acalque (batendo leve com uma escova em tecidos e materiais duráveis manchados) ou raspe (utilizando uma raspadeira para eliminar suavemente manchas antigas ou com excesso de sólidos) para se livrar da mancha. Borrife com o solvente líquido de limpeza a seco. Enquanto acalcar a mancha, tire o excesso com um chumaço absorvente. Se a mancha persistir, esfregue (usando uma esponja umedecida e passando, com uma leve pressão, sobre a mancha, indo do centro para as extremidades) com água e aplique um solvente líquido e algumas gotas de vinagre branco. Acalque novamente para remover a mancha. Borrife com água. Se a mancha persistir, umedeça a área com água oxigenada a 3% e adicione uma gota de amônia (exceto em seda e lã). Não deixe alvejar por mais do que 15 minutos, borrife com água e deixe secar. Ao tratar tapetes, retire todo o excesso de líquido, depois pressione um chumaço absorvente com um objeto pesado. Quando todo o líquido tiver sido absorvido, deixe secar completamente no ar.

Como fabricar removedores de mancha líquidos e a seco


Removedor a seco:
misture 1 parte de óleo de coco (encontrado em farmácias e em lojas de alimentos naturais) e 8 partes de solvente líquido para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de coco pode ser substituído por óleo mineral, mas não tem a mesma eficácia.
Cuidado: solventes de lavagem a seco são venenosos e podem

ser inflamáveis.


Removedor líquido: misture 1 parte de glicerina e 1 de detergente lava-louças com 8 partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido em uma garrafa plástica.

Remover manchas em: tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico,
náilon, olefina, poliéster e spandex.

Se a mancha acabou de acontecer, borrife um limpador. Se a mancha é mais antiga, raspe o excesso. Borrife com água, aplique detergente líquido à mancha e borrife novamente. Se a mancha persistir, deixe em pré-molho por várias horas ou de um dia para o outro em uma solução de detergente líquido. Enxágüe e lave tão logo seja possível.

Remover manchas em:
plástico acrílico, asfalto, vestimentas de vinil,
azulejo de vinil e cobertura de parede de vinil.

Uma vez que a mostarda tenha se fixado, é quase impossível removê-la de materiais plásticos. Imediatamente remova excessos com um pano ou esponja embebida em água morna com sabão. Enxágüe comletamente e seque com um pano macio.

Remover manchas em: alumínio, bambu, cana, azulejo de vidro/cerâmica,
cortiça, vidro, linóleo, tinta (fosca ou brilhante),
plexiglas, poliuretano, pratos de porcelana, aço inoxidável e zinco.

Raspe para remover qualquer excesso (exceto em vidro cerâmico). Esfregue a superfície com um pano ou esponja embebida em água morna com sabão. Enxágüe bem e seque com um pano macio.

Remover manchas em:
pedra azulada, tijolo, concreto, ladrilho,
granito, calcáreo, tijolo de concreto,
arenito, ardósia e mosaico.

Remova qualquer excesso. Lave a mancha com uma solução de carbonato de sódio e água. Use um pano ou uma escova de cerdas macias para ajudar a limpar. Enxágüe com água limpa e deixe secar.

Remover manchas em: madeira.

Remova excesso com um pano umedecido com água morna e sabão. Se a mancha persistir, mergulhe uma escova de dentes seca em um limpador em pó ou em bicarbonato de sódio e esfregue levemente a mancha. Enxágüe completamente e seque com um pano macio.

Remover manchas em: couro, peles.

Embora a mostarda normalmente cause manchas permanentes nestes materiais, tente misturar uma solução de sabão neutro em água morna, mexendo para criar um grande volume de espuma, e aplicando somente a espuma com uma esponja. Enxágüe com um pano limpo umedecido com água limpa. Seque com um pano macio. Em couro, aplique em seguida um condicionador de couro.

Remover manchas em: prata.

Lave em água quente com sabão tão logo seja possível. Enxágüe em água quente e seque com um pano macio imediatamente.

Remover manchas em: papel de parede.

As manchas de mostarda normalmente são permanentes no papel de parede. Se a mancha é fresca, esfregue levemente a mancha com um pano embebido na espuma de uma mistura de detergente e água. Enxágüe com um pano limpo umedecido com água fria e limpa. Seque levemente.

Remover manchas em: madeira.

Imediatamente misture detergente para lavar louça em água quente e mexa até fazer bastante espuma. Umedeça um pano somente com a espuma, e aplique na mancha. Enxágüe com um pano limpo umedecido com água fria. Lustre ou encere quando secar.

As técnicas de remoção deste artigo ajudarão você a manter a calma quando encarar manchas de mostarda.

Publications International, Ltd.