Como remover manchas de óleo de cozinha e óleo de carro

Autor: 
Editores do Consumer Guide
tirar manchas de comida

As manchas gordurosas e oleosas são as mais difíceis de sair das roupas e de outros materiais. Use as dicas a seguir para tornar fácil a remoção da mancha e ficar livre dessas marcas de uma vez por todas.

Remover manchas em: acetato, tapete (sintético ou de lã),
raiom, seda, triacetato e lã.

Retire o máximo que puder do excesso e aplique um absorvente como farinha de milho. Depois de deixar o absorvente agir, escove (usando uma escova com cerdas duras para remover com cuidado manchas e marcas) para retirar o absorvente do tecido. Se a mancha persistir, esfregue (usando uma esponja umedecida e passando, com uma leve pressão, sobre a mancha, indo do centro para as extremidades) com um solvente de limpeza a seco (exceto sobre misturas de acetato) ou fluido de limpeza. Depois, aplique o removedor a seco na área. Cubra a mancha com um chumaço absorvente umedecido com o removedor a seco. Deixe descansar enquanto a mancha vai sendo removida e troque o chumaço até que ele tenha absorvido toda a mancha. Mantenha o chumaço e a área manchada umedecidas com o removedor a seco. Borrife (aplicando o removedor para soltar as manchas e os resíduos dos removedores de manchas) com um dos solventes de limpeza a seco. Se a mancha persistir, limpe com esponja e água e aplique removedor líquido e algumas gotas de vinagre branco. Borrife a área com água e repita o procedimento acima até que não haja mais mancha a remover. Deixe secar.


Remover manchas em: tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico,
olefina, poliéster e spandex.
Como fabricar removedores de mancha líquidos e a seco

Removedor a seco: misture 1 parte de óleo de coco (encontrado em farmácias e em lojas de alimentos naturais) e 8 partes de solvente líquido para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que o solvente não evapore. O óleo de coco pode ser substituído pelo óleo mineral, mas não tem a mesma eficácia.

Cuidado: solventes de lavagem a seco são venenosos e podem

ser inflamáveis.



Removedor líquido:
misture 1parte de glicerina e 1 de detergente lava-louças com 8 partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde-o em uma garrafa plástica.

Retire o excesso de óleo o mais rápido possível. Aplique um absorvente e deixe-o absorver o excesso. Depois de escovar o pó que está nas manchas, esfregue a região com removedor de limpeza a seco ou fluido de limpeza. Depois aplique o removedor a seco a qualquer mancha restante. Cubra a mancha com um chumaço absorvente umedecido com o removedor a seco e deixe até que não haja mais mancha sendo absorvida. Troque o chumaço quando tiver absorvido toda a mancha. Para ajudar a remover a mancha, acalque (batendo de leve com uma escova em tecidos e materiais duráveis manchados) a área, retiranto qualquer material. Borrife com um dos solventes líquidos de limpeza a seco. Se a mancha persistir, limpe com esponja e água e aplique removedor líquido e algumas gotas de amônia. Acalque novamente a mancha, apertando com um chumaço absorvente para remover qualquer material. Borrife a área com água e repita até que não haja mais mancha a remover. Deixe secar.


Remover manchas em: plástico acrílico, alumínio, asfalto, bambu, cana, cerâmica, vidro/azulejo, cortiça, vidro, linóleo, tinta (fosca ou brilhante), peltre, plexiglas, poliuretano, porcelana, aço inoxidável, roupas de vinil, azulejo de vinil e cobertura de parede de vinil.

Retire qualquer excesso de óleo. Esfregue a superfície com um pano ou esponja embebida em água morna com sabão. Enxágüe bem e deixe secar.


Remover manchas em: vitríolo azul, tijolo, concreto, ladrilho, granito,
pedra calcária, tijolo de concreto, arenito, ardósia e mosaico.

Coloque uma solução forte de carbonato de sódio e água fervente na superfície. Cubra a mancha com uma pasta feita de argila e água quente. Deixe de um dia para o outro. Enxágüe com água limpa. Repita, se necessário.


Remover manchas em:
couro.

Friccione a mancha com uma pasta fina de argila e água. Deixe secar e escove o pó. Repita o processo, se necessário. Aplique em seguida o Tannery Vintage Leather Cleaner & Conditioner ou o Fiebing's Saddle Soap.


Remover manchas em: mármore.

Retire o excesso e esfregue com um pano ou esponja embebida em água morna com sabão. Enxágüe bem e remova com um pano seco e limpo. Se algum resíduo persiste, misture e aplique uma compressa de água, detergente e alvejante. Cubra com um pano úmido para retardar a evaporação. Depois que a mancha tiver sido clareada, enxágüe bem com água limpa e deixe secar.


Remover manchas em: prata.

Lave imediatamente em água quente com sabão. Enxágüe bem em água quente e seque com um pano limpo para evitar que embace.


Remover manchas em: camurça.

Coloque farinha de milho em um pano limpo e esfregue o pano em movimentos circulares na mancha. Escove levemente o pó com uma escova de metal. Repita o processo, se necessário. Se a mancha persistir, faça um teste com suco de limão em um lugar imperceptível, escove a mancha com o suco e a escova de metal. Coloque no vapor de uma chaleira com água fervente por alguns minutos. Escove novamente com a escova de metal.


Remover manchas em: papel de parede.

Faça uma pasta de farinha de milho e água. Aplique na mancha e deixe secar. Escove o pó e repita, se necessário.


Remover manchas em: madeira.

Misture detergente para lavar louça em água quente e mexa até fazer bastante espuma. Umedeça um pano somente com a espuma e aplique. Enxágüe com um pano limpo umedecido com água limpa. Lustre ou encere a madeira logo que possível.

Se você estiver trabalhando na garagem ou no fogão, mantenha essas dicas à mão e você estará preparado para remover essas manchas gordurosas e oleosas.

Publications International, Ltd.