Como remover manchas de uva

Autor: 
Editores do Consumer Guide
Manchas de uva podem ser assustadoras, mas você não precisa se sentir derrotada. Para tanto, siga as dicas úteis de remoção de manchas.

Como remover manchas de uva de: acetato, carpete (sintético ou lã), fibra de vidro, raiom, corda, triacetato, lã.

Esfregue (método que usa um chumaço absorvente umedecido que é passado levemente sobre a mancha, indo do centro para as extremidades) a área com água fria. Passe a esponja na área com suco de limão (ou esfregue os lados cortados de um pedaço de limão sobre a mancha). Borrife (método que aplica o removedor para soltar as manchas e os resíduos dos removedores de manchas) com água. Remova o máximo possível do excesso de líquido e deixe secar. Se a mancha persistir, aplique um removedor líquido. Cubra com um chumaço absorvente umedecido com o removedor de manchas líquido. Deixe ficar até remover as manchas. Troque o absorvente assim que ele absorver a mancha. Mantenha a área manchada e a esponja umedecidas com o removedor. Enxágüe com água. Se restar algum traço de mancha, use um detergente enzimático (siga as orientações da embalagem; cuidado, alguns detergentes não são projetados para ser usados em lã). Cubra com uma flanela limpa umedecida na solução e seque muito bem. Deixe assim por 30 minutos. Adicione solução suficiente para manter a mancha e a flanela umedecidas, mas não deixe que a área úmida se espalhe. Quando toda a mancha for removida, enxágüe completamente com água e deixe secar.

Como remover manchas de uva de: tecido acrílico, acrílico modificado, náilon, olefina, poliéster, e spandex.

Como fazer removedores a seco e líquidos

Removedor a seco:
Para fazer um removedor a seco, misture uma parte de óleo de coco e oito partes de solvente líquido para lavagem a seco. Esta solução deve ser guardada em uma garrafa muito bem tampada, para que o solvente não evapore. Você pode substituir o óleo de coco por óleo mineral, mas este não é tão eficaz.

Atenção: solventes de lavagem a seco são venenosos e podem ser inflamáveis.

Removedor líquido:
Para preparar um removedor líquido, misture uma parte de glicerina, uma de detergente de lava-louças e oito partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde esse removedor em uma garrafa plástica.

Passe uma esponja com água fria imediatamente. A seguir, esfregue uma esponja com suco ou um pedaço de limão sobre a mancha. Enxágüe com água. Remova o máximo do excesso de líquido e deixe secar. Se ainda houver vestígios da mancha, deixe de pré-molho (o método de imersão na máquina de lava-roupas, pia ou balde antes de lavar) numa solução de 1 litro de água quente, 1/2 colher de chá de detergente de lavar louças ou roupas e uma colher de sopa de vinagre branco por 15 minutos. Enxágüe bem com água e lave o mais rápido possível.

Como remover manchas de uva de: plástico acrílico, alumínio, asfalto, bambu, latão, bronze, cana, cerâmica, ladrilho de vidro, cobre, esmalte, vidro, gesso, ferro, tinta (fosca ou brilhante), plexiglas, poliuretano, pratos de porcelana, ornamentos de porcelana, aço inoxidável, roupas de vinil e papel de parede de vinil.

Retire todo o excesso derramado com um pano ou esponja embebida em água quente e sabão. Lave bem e deixe secar.

Como remover manchas de uva de: , tijolo, concreto, azulejo, granito, telhas cerâmicas, ardósia e piso de mosaico.

Retire todo o excesso derramado. Lave a área com uma solução de carbonato de sódio ou detergente (sabão, não) e água. Use um pano ou uma escova com cerdas suaves. Lave completamente com água limpa e deixe secar.

Como remover manchas de uva de: cobre, linóleo, ladrilho de vidro.

Remova o excesso derramado e lave a área com uma solução de carbonato de sódio ou detergente e água. Use uma escova de cerdas suaves ou um pano para esfregar suavemente. Enxágüe bem com água limpa e deixe secar. Se a mancha não sair, esfregue a área com um pano umedecido em uma solução de 1 colher de sopa de ácido oxálico em meio litro de água. Enxágüe bem e seque. Dê novo polimento na superfície, se necessário. Cuidado: o ácido oxálico é venenoso, use-o com cuidado e com luvas de borracha.

Como remover manchas de uva de: algodão e linho.

Teste o tecido para conferir a firmeza das cores. Se a cor não mudar, estenda a mancha sobre uma tigela; fixe-a no lugar com um elástico. Derrame água fervente de uma altura de meio metro a um metro sobre o tecido. Evite os respingos. Faça isso imediatamente após o tecido ficar manchado. Se ainda houver vestígios da mancha faça a imersão da peça durante 15 minutos em 1 litro de água quente misturado com 1/2 colher de chá de detergente. Enxágüe com água. Esfregue a área com álcool isopropílico. Enxágüe bem e lave.

Como remover manchas de uva de: couro e camurça.

Retire todo o excesso de líquido. Misture uma colher de sabão suave em água morna. Agite para produzir bastante espuma. Aplique apenas a espuma com uma esponja. Enxugue com um pano limpo e seco. Para as peças de couro, aplique limpadores e condicionadores.

Como remover manchas de uva de: mármore.

Depois de retirar todo o excesso de líquido, limpe a superfície com um pano ou esponja embebida em água quente e sabão. Enxágüe bem e seque. Se houver vestígios de mancha ou descolorações, faça uma mistura de água, detergente em pó e água sanitária. Aplique a pasta espessa na mancha e cubra-a com um pano úmido para retardar a evaporação. Quando a mancha descolorir, lave completamente e deixe secar.

Como remover manchas de uva de: prata.

Lave a prata o mais rápido possível em água quente e sabão. Enxágüe em água quente e seque imediatamente com um pano macio para evitar manchas.

Como remover manchas de uva de: madeira.

Misture detergente de lavar louças em água quente e agite para fazer bastante espuma. Mergulhe um pano apenas na espuma e aplique na mancha de uva. Enxágüe com um pano limpo úmido com água. Se a mancha não sair, esfregue a área com uma esponja umedecida em uma solução de uma colher de sopa de ácido oxálico em meio litro de água. Enxágüe bem e seque. Encere ou faça um polimento o mais rápido possível. Cuidado: o ácido oxálico é venenoso, use-o com cuidado e com luvas de borracha.

Na próxima vez que você quiser ver a cor púrpura, veja o filme. Essas dicas garantirão que você veja só a cor certa em seus itens favoritos.

Publications International, Ltda.