Como remover manchas de leite e nata

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Não adianta chorar sobre o leite derramado. Mas é uma boa idéia conhecer as dicas de remoção de manchas deste artigo. Você irá se livrar de vez das manchas de leite e de nata.


Remover manchas em:
acetato, aniagem, tapete (sintético ou de lã),

fibra de vidro, raiom, corda, seda, triacetato e lã não lavável.

Remova imediatamente o excesso. Esfregue (usando uma esponja umedecida e passando, com uma leve pressão, sobre a mancha, indo do centro para as extremidades) com um solvente de limpeza a seco. Aplique um removedor de manchas a seco e cubra com um chumaço absorvente umedecido com o removedor. Deixe descansar enquanto a mancha vai sendo removida. Vá trocando o chumaço à medida que ele for absorvendo a mancha. Mantenha o chumaço e a área manchada umedecidas com o removedor a seco. Borrife (aplicando removedor para soltar as manchas e os resíduos dos removedores de manchas) com um dos solventes de limpeza a seco. Se a mancha persistir, use detergente enzimático de pré-lavagem (siga as orientações da embalagem, mastenha cuidado, pois alguns detergentes enzimáticos não são recomendados para uso em lã ou seda). Cubra com um chumaço limpo que tenha sido mergulhado na solução e bem espremido. Deixe por 30 minutos. Adicione mais solução se necessário para manter a área aquecida e úmida, mas evitando deixar a área úmida se espalhar. Quando não houver mais líquido sendo absorvido, borrife com água e deixe secar.

Como fabricar removedores de mancha líquidos e a seco

Removedor a seco:
misture 1 parte de óleo de coco (encontrado em farmácias e em lojas de alimentos naturais) e 8 partes de solvente líquido para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de coco pode ser substituído pelo óleo mineral, mas não tem a mesma eficácia.
Cuidado: solventes de lavagem a seco são venenosos e podem
ser inflamáveis.

Removedor líquido: misture 1 parte de glicerina e 1 de detergente lava-louças com 8 partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido em uma garrafa plástica.
Remover manchas em: tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico, náilon, olefina, poliéster, spandex e lã lavável.

Remova imediatamente qualquer excesso. Esfregue a mancha com removedor a seco ou fluido de limpeza. Aplique um removedor de manchas a seco e cubra com um chumaço absorvente umedecido com o removedor. Deixe descansar enquanto a mancha vai sendo removida. Vá trocando a mancha à medida que ele for absorvendo a mancha. Mantenha o chumaço e a área manchada umedecidos com o removedor a seco. Borrife com um dos solventes líquidos de limpeza a seco. Se a mancha persistir, aplique algumas gota de detergente lava-louças e algumas gotas de amônia à área, acalque (batendo de leve com uma escova em tecidos e materiais duráveis manchados) ou raspe (utilizando uma raspadeira para eliminar suavemente manchas antigas ou com excesso de sólidos) a área. Mantenha a mancha umedecida com detergente e amônia e cubra com um chumaço absorvente. Borrife bem com água, remova toda a amônia e deixe secar.

Remover manchas em: plástico acrílico, alumínio, asfalto, bambu, bronze, latão, cana,
cerâmica, vidro/azulejo, cobre, cortiça, esmalte, vidro, ouro, ferro, marfim, linóleo, tinta (fosca ou brilhante), peltre, platina, plexiglas, poliuretano, porcelana, aço inoxidável, roupas de vinil, azulejo de vinil, cobertura de parede de vinil e zinco.

Retire qualquer excesso imediatemente. Esfregue a superfície com um pano ou esponja embebida em água morna com sabão. Enxágüe bem e deixe secar.

Remover manchas em: alabastro e mármore.

Remova qualquer excesso. Misture gotas de amônia com 1 xícara de álcool isopropílico. Embeba um mata-borrão (do tamanho da mancha) na solução e coloque sobre a mancha. Cubra com um objeto pesado. Continue aplicando a solução até que a gordura saia e que qualquer mancha restante tenha clareado. Se alguma mancha persistir, misture e aplique uma compressa de água, detergente em pó e alvejante. Aplique na mancha. Cubra com um pano úmido para minimizar a secagem. Remova quando a mancha desaparecer.

Aprenda a remover manchas de leite e de nata das peles e do couro na próxima seção.