Como remover manchas de mofo

Autor: 
Editores do Consumer Guide
remoção de vários tipos de mancha

O mofo é muito comum em ambiente úmido, entretanto você não precisa mais sofrer com essas desagradáveis manchas. Siga as dicas deste artigo e apague de vez as manchas de mofo das supefícies de sua casa.

Remover manchas em: acetato, tapete (sintético ou de lã), fibra de vidro,

raiom, seda, triacetato e lã.

Escove (usando uma escova com cerdas duras para remover com cuidado manchas sobre um pedaço de papel) levemente para remover o excesso. Borrife (aplicando removedor para soltar as manchas e os resíduos dos removedores de manchas) com fluido de limpeza. Depois aplique um removedor a seco e acetato de amilo. Raspe levemente (utilizando uma raspadeira para eliminar suavemente manchas antigas ou com excesso de sólidos) ou seque a mancha com um chumaço absorvente umedecido com removedor a seco . Borrife com o solvente de limpeza a seco e deixe secar. Se a mancha persistir, esfregue (usando uma esponja umedecida e passando, com uma leve pressão, sobre a mancha, indo do centro para as extremidades) com água e aplique um solvente líquido e algumas gotas de vinagre branco (em inglês). Raspe ou use um chumaço absorvente umedecido com o removedor líquido para agir na mancha. Borrife com água e deixe secar. Aplique álcool isopropílico e cubra a mancha com um chumaço embebido com álcool. Borrife com álcool e deixe secar (não use álcool em acetato, raiom ou triacetato). Para remover quaisquer traços da mancha, use alvejante como indicado na embalagem. Quando tratar tapetes, retire o excesso de líquido, aplique um chumaço absorvente e pressione até que nenhum líquido seja absorvido.

Como fabricar removedores de manchas líquido e a seco


Removedor a seco:
misture 1 parte de óleo de coco (encontrado em farmácias e em lojas de alimentos naturais) e 8 partes de solvente líquido para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de côco pode ser substituído pelo óleo mineral, mas não tem a mesma eficácia.

Cuidado: solventes de lavagem a seco são venenosos e podem

ser inflamáveis.



Removedor líquido:
misture 1 parte de glicerina e 1 de detergente lava-louças com 8 partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido em uma garrafa plástica.

Remover manchas em: tecido acrílico, algodão, linho, modacrílico,
náilon, olefina, poliéster e spandex.

A maioria das manchas de mofo pode ser removida durante a lavagem se forem umedecidas antecipadamente. Se a mancha persistir, teste a firmeza das cores do tecido. Se a cor não mudar, cubra a mancha com uma pasta feita com suco de limão e sal. Em algodão e linho, faça uma pasta com alvejante, água e gotas de amônia. Deixe a pasta cobrir a mancha por 15 a 30 minutos. Borrife com água e lave novamente.

Remover manchas em: bambu, cana, cortiça (em inglês), linóleo,
roupas de vinil, ladrilhos e papel de parede de vinil.

Esfregue a superfície com um pano ou com uma esponja embebida em água morna com sabão à qual foram adicionadas algumas gotas de amônia. Enxágüe bem com água limpa e seque. Se a mancha for persistente, teste em um lugar imperceptível, e então aplique um removedor de manchas de mofo, de acordo com as orientações da embalagem. Não use o produto em paredes cobertas de tecido ou de aglomerado.

Remover manchas em: azulejo de cerâmica e reboco.

Aplique o removedor de manchas de mofo. Outro método eficiente é umedecer a mancha com água e esfregar levemente com sabão em barra - que não seja sabão desodorante. Enxágüe completamente. Retire o excesso de líquido e deixe secar.

Remover manchas em: couro e pele.

Esfregue a mancha com vaselina. Se a mancha persistir, esfregue a área levemente com partes iguais de água e álcool isopropílico (teste a firmeza das cores primeiro). Em couro, aplique o condicionador o couro.

Remover manchas em: madeira.

Remova o excesso com um pano umedecido em uma solução de 5 colheres (de sopa) de carbonato de sódio para cada 4 litros de água. Enxágüe com um pano limpo umedecido com água limpa e lustre ou encere o mais rápido possível.

As manchas de mofo podem aparecer em quase todos os lugares, portanto use estas técnicas de remoção de manchas para acabar com elas.

Publications International, Ltd.