Como remover manchas de café

Autor: 
Editores do Consumer Guide
Quase todo mundo já teve a triste experiência de derramar café bem quente na roupa. E isso pode deixar marcas que precisam ser removidas. Veja como você pode remover todos os vestígios de café derramado.

Remova manchas de café de:
acetato, fibra de vidro, rayon, triacetato

Enxugue com um pano limpo. Esfregue a mancha com água. Aplique um removedor de manchas com algumas gotas de vinagre branco. Cubra com um pano absorvente umedecido com o removedor de manchas. Mantenha a mancha e o pano umedecidos com removedor e vinagre. Deixe descansar enquanto a mancha é removida. Troque o pano conforme ele for absorvendo a mancha. Lave com água e aplique o removedor de manchas para soltar a substância que gerou a mancha e os resíduos deixados pelo removedor. Repita a operação até remover o máximo possível da mancha. Se alguma mancha persistir, umedece-a com uma solução de pré-tratamento de manchas e água morna (siga as instruções do rótulo). Cubra com um pano limpo embebido na solução e bem torcido. Deixe por pelo menos 30 minutos. Adicione mais solução, se necessário, para manter a área morna e umedecida, mas não deixe que a área úmida se espalhe. Quando a mancha for removida, ou quando não conseguir mais removê-la, limpe completamente com água e deixe secar. Se o café tinha creme ou se qualquer mancha gordurosa ainda persistir, siga os procedimentos em Como remover manchas de leite ou creme.

Como fazer removedores líquido e a seco

Removedor a seco:
para fazer um removedor a seco, misture uma parte de óleo de coco (encontrado em farmácias e lojas de alimentos naturais) e oito partes de solvente líquido para lavagem a seco. Essa solução deve ser guardada em uma garrafa bem tampada, para que os solventes não evaporem. O óleo de coco pode ser substituído por óleo mineral, mas não tem a mesma eficácia.
Cuidado: solventes para limpeza a seco são venenosos e podem
ser inflamáveis.

Removedor líquido:
para preparar um removedor líquido, misture uma parte de glicerina e uma de detergente lava-louças com oito partes de água. Agite bem antes de cada uso. Guarde o removedor líquido em uma garrafa plástica.

Remova manchas de café de:
tecido acrílico, modacrílico, náilon, olefina, poliéster, elastano

Enxugue o excesso com um pano limpo. Deixe de molho na máquina ou no tanque de roupas antes de lavar em uma solução de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de detergente para louças e uma colher de sopa de vinagre branco, por 15 minutos. Enxágüe com água. Esfregue a mancha que ainda persistir com álcool isopropílico e coloque na lavadora de roupas, se possível. Se o café tinha creme ou se qualquer mancha gordurosa ainda persistir, siga os procedimentos em Como remover manchas de leite ou creme.

Remova manchas de café de: acrílico, alumínio, betume, bambu, metal, bronze, junco, vidro cerâmico/telha, cobre, cortiça, esmalte, vidro, ouro, argamassa, ferro, marfim, jade, linóleo, tinta (fosca ou brilhante), peltre, plexiglas, poliuretano, aço inoxidável, estanho, roupas de vinil, ladrilho de vinil, papel de parede de vinil, zinco.

Enxugue o excesso. Limpe a superfície com um pano ou esponja imersos em água morna. Enxágüe bem e seque.

Remova manchas de café de: alabastro, mármore.

Enxugue o excesso. Esfregue a superfície com um pano umedecido em uma solução de carbonato de sódio ou detergente e água. Enxágüe bem e seque. Se a mancha persistir, misture algumas gotas de amônia com uma xícara de peróxido de hidrogênio a 3%. Umedeça um papel toalha com a solução e coloque sobre a mancha. Cubra com um pedaço de vidro ou outro objeto pesado. Continue aplicando a solução até que o óleo fique embebido e qualquer mancha remanescente fique descolorida.


Remova manchas de café de: pedras de construção, tijolo, concreto, laje, granito, calcário, telha de alvenaria, arenito, ardósia, pisos de mosaico

Misture uma solução de carbonato de sódio ou detergente em água. Esfregue a mancha delicadamente (use uma escova de cerdas duras para remover delicadamente manchas e sujeiras secas). Lave com água corrente e deixe secar.


Remova manchas de café de: juta, seda, lã.

Enxugue o excesso. Esfregue a mancha com água. Aplique um removedor de manchas e algumas gotas de vinagre branco. Cubra com um pano absorvente umedecido com o removedor de manchas. Deixe descansar enquanto a mancha é removida. Troque o pano conforme for absorvendo a mancha. Mantenha a mancha e o pano umedecidos com removedor e vinagre. Enxágüe com água. Repita a operação até remover o máximo possível da mancha. Se alguma mancha persistir, aplique álcool isopropílico na mancha e cubra com um pano absorvente umedecido com álcool. Deixe descansar enquanto o pano estiver absorvendo a mancha, trocando-o durante o processo. Mantenha a mancha e o pano umedecidos com álcool. Enxágüe com água. Para uma mancha persistente ou antiga, tente usar uma solução de pré-tratamento de manchas (siga as instruções do rótulo). Cubra com um pano limpo embebido na solução e bem torcido. Deixe por pelo menos 30 minutos. Adicione mais solução, se necessário, para manter a área morna e umedecida, mas não deixe que a área úmida se espalhe. Quando a mancha for retirada, enxágüe bem com água. Se o café tinha creme e qualquer mancha gordurosa persistir, siga os procedimentos em Como remover manchas de leite ou creme.


Remova manchas de café de: carpete/sintético, carpete/lã, espuma de borracha.

Enxugue o máximo possível. Aplique um removedor de manchas para carpete Stain-X, Spot Shot ou Afta. Lave a mancha com uma solução de 1/4 de água morna, 1/2 colher de chá de detergente lava-louças ou detergente líquido para lavar roupas e uma colher de chá de vinagre branco. Enxugue com um pano limpo e enxágüe bem com água. Se a mancha persistir, use uma solução de pré-tratamento de manchas (siga as instruções do rótulo). Enxugue e enxágüe alternadamente até remover toda a mancha. Esfregue bem a área com água. Enxugue todo o excesso de líquido e coloque um pano limpo sobre a área com um peso em cima. Quando a mancha não estiver mais sendo absorvida, deixe que a área seque completamente ao ar livre. Se o café tinha creme e qualquer mancha gordurosa persistir, siga os procedimentos em Como remover manchas de leite ou creme.

Conheça mais dicas sobre como remover manchas de café de algodão, pele e couro na próxima seção.