Cães afetados por espinhos de ouriço

Autor: 
Consultant Dr. William Fortney

Você pode achar que um focinho cheio de espinhos é o suficiente para fazer com que muitos cães contenham a curiosidade, mas alguns cães nunca aprendem. Se seu cão aparecer cheio de espinhos, leve-o ao veterinário. Mas se tiver apenas alguns, você mesmo pode tentar removê-los.

O que fazer

Coloque um par de luvas de borracha, pegue um alicate de ponta, uma boa dose de coragem e um auxiliar forte para ajudar a conter o cão. O procedimento não é nada agradável e não existe meio-termo. Simplesmente prenda cada espinho perto do ponto em que se cravou na pele e puxe direto. Evite quebrar os espinhos; a remoção ficará mais difícil e qualquer pedaço de espinho que permanecer no focinho pode dar início a uma infecção. Assim que tiver removido os espinhos do focinho do cão, aplique um anti-séptico tópico na área afetada.

Quando ir ao veterinário

Se você não tiver confiança para puxar os espinhos, leve o animal ao veterinário. Se o cão estiver com muitos espinhos ou se estiverem fincados profundamente ou em locais dolorosos (dentro da boca, por exemplo) é provável que seja necessário sedá-lo ou até mesmo anestesiá-lo.

Na próxima seção, ensinaremos como tratar patas machucadas em cães.