Por que a serra de mesa é silenciosa, mas a serra circular é barulhenta?

A serra circular faz mais ruído devido ao tipo de motor que ela usa.Trata-se de um motor universal, e esse tipo de motor é bastante barulhento.

Os motores universais são chamados “universais” porque funcionam tanto em correntes alternadas (AC) quanto em correntes contínuas (CC). Serras circulares usam motor universal do tipo escova, aspiradores de pó, tupias e furadeiras elétricas também usam motor universal. Esses motores produzem bastante ruído porque as escovas roçam na armadura ranhurada. Em serras circulares e furadeiras, você também tem o ruído do sistema de engrenagens .

Ao invés disso, uma serra de braço radial ou uma serra de mesa usa um motor de indução. Motores de indução operam apenas em correntes alternadas (AC) e não usam escovas - esse é o principal motivo de serem silenciosos. Eles também operam mais lentamente e em geral usam um acionamento por correia ao invés do trem de engrenagens.

Fabricantes usam os motores universais porque eles são menores e muito mais leves do que o motores de indução. De acordo com AMETEK Specialty Motors:

    um motor de indução com 570watts opera a uma velocidade de 1.075 a 3.450 RPM, tem aproximadamente 15cm de comprimento por 15cm de diâmetro e pesa aproximadamente 9kg. Se comparado a um motor universal com uma saída de 570watts, observa-se um aumento na velocidade para 15.000RPM, uma redução em tamanho para aproximadamente 15cm de comprimento por 8cm diâmetro [1/4 do volume] e uma redução no peso em mais de 85%.

A diferença de peso é enorme - uma serra circular se tornaria praticamente inutilizável se tivesse um motor de indução.

Se você tem um eletrodoméstico silencioso, ele provavelmente tem um motor de indução. Ventiladores de teto e compressores de refrigeradores usam motores de indução.

É sempre uma boa idéia usar protetores auditivos durante o manuseio de ferramentas elétricas com motores barulhentos - mesmo a silenciosa serra de braço radial torna-se ruidosa logo que começa a serrar um pedaço de madeira.

Artigos relacionados

Links interessantes (em inglês)