Por que alguns tetos possuem um forro ondulado?

tetos e paredes

Os tetos de muitas casas e apartamentos não são pintados, mas sim revestidos com uma substância que tem uma textura ondulada. Ela se parece com isto:

Esse tratamento normalmente é chamado pelos construtores de acabamento texturizado ou acabamento acústico, mas a maioria das pessoas refere-se a ele como pipoca. Esse tipo de tratamento no teto é popular por diversas razões:

  • Evita que você tenha de revestir ou lixar o teto. Se você já fez, sabe que revestir o teto não é divertido.
  • Esconde muitas das imperfeições no teto. O teto é uma extensão enorme, plana, contínua e ampla. Qualquer imperfeição é percebida imediatamente. A texturização esconde imperfeições de forma bastante efetiva.
  • Ajuda a eliminar o eco do ambiente. Se você já conversou em um ambiente antes e depois de ser acarpetado, sabe a grande diferença que o carpete faz nos ecos. Um acabamento acústico é como acarpetar o teto.


Há muitas maneiras diferentes de aplicar uma textura no teto, mas a técnica mais comum envolve a mistura de algum tipo de revestimento uniforme, como vermiculita (em inglês) ou poliestireno, a tinta do teto. A mistura é aplicada com spray usando-se um compressor de spray especial como o compressor para texturas da Lemmer (em inglês). Basta uma camada de aplicação e assim que estiver seca (como a tinta comum), estará pronto!

Aqui vão alguns links interessantes: