Bolas de naftalina são prejudiciais à saúde?

As traças podem se tornar um problema real nas roupas feitas de fibras naturais (principalmente a lã). Existem dois tipos diferentes de produtos usados para combatê-las. Em um, o ingrediente principal é a naftalina e no outro é o paradiclorobenzeno.

A idéia dos dois produtos químicos é matar as traças e suas larvas com os vapores. Tanto a naftalina quanto o paradiclorobenzeno sublimam, o que quer dizer que eles se transformam do estado sólido ao gasoso diretamente. Este gás é tóxico para as traças.

Para que estes produtos químicos sejam eficazes, eles precisam ser colocados junto das roupas, numa embalagem lacrada, para que os vapores possam matar as traças. Numa atmosfera lacrada como esta, os vapores não são perigosos para as pessoas porque estão contidos. O perigo principal poderia acontecer ao abrir as embalagens ou ao vestir roupas imediatamente depois de abri-los (um problema especialmente para as crianças). Uma solução é abrir os containers e deixar as roupas penduradas ao ar livre durante um dia antes de usá-las.

Todos temos uma tia cuja casa cheira a naftalina e também já entramos em banheiros públicos onde o cheiro do paradiclorobenzeno é sufocante. Estes vapores são saudáveis? A resposta é "provavelmente não". Se você ler as descrições químicas nos links, descobrirá que não é bom que as pessoas respirem nenhum destes produtos químicos regularmente. Arejar as roupas é uma forma de limitar a exposição.

Uma alternativa menos tóxica são os blocos, serragem ou óleo de cedro. Os blocos são caros, mas a serragem de cedro pode ser bem barata. A embalagem precisa ser lacrada novamente para que o cheiro do cedro tenha um efeito real nas traças.

Estes links o ajudarão a aprender mais: