Qual é o melhor meio para evitar invasões em sua casa?

Autor: 
Josh Clark

Muitas vezes a melhor resposta é a mais evidente. Quando o objetivo é impedir que ladrões invadam uma casa, uma providência básica pode fazer toda diferença: tranque as portas e janelas.

A sugestão pode parecer óbvia, mas de acordo com o FBI, 27,8% dos furtos cometidos em 2006 nos Estados Unidos aconteceram sem o uso da força. Isso significa que em mais de 607 mil furtos realizados no ano retrasado, os ladrões simplesmente usaram uma porta ou janela destrancada como ponto de entrada.

Dead-bolt lock
Eutoch/Dreamstime
A melhor maneira de impedir que ladrões invadam sua casa? Trancar portas e janelas. Veja mais imagens de fechaduras (em inglês).

Os mais de 2,2 milhões de furtos realizados nos Estados Unidos representaram um prejuízo de US$ 4 bilhões, com perdas superiores a US$ 1.800 por vítima. Embora o FBI inclua residências e empresas em suas estatísticas, em 2006 os furtos a residências responderam por mais de 66% dos furtos. E, além disso, 63% dos furtos a residências aconteceram durante o dia [fonte: FBI (em inglês)].

Assim, que conclusão um proprietário de imóvel pode tirar sobre o ladrão? Para começar, o dado indica que a maioria dos ladrões preferem operar quando não há ninguém por perto. Já que você não pode deixar seu emprego, se armar com uma espingarda e passar o dia de tocaia à espera de um bandido, será preciso tomar algumas medidas para reforçar as defesas de seu lar.

É comum dizer que se um ladrão estiver mesmo determinado a invadir uma casa, não há como impedir. Mas é possível fazer da empreitada uma experiência perigosa e desconfortável. Para fazê-lo, é preciso raciocinar como um criminoso. Caminhe pela casa, do lado de dentro e de fora, e imagine como faria para roubá-la. Procure por pontos fracos, que permitiriam acesso fácil a um ladrão.

Comece pelas fechaduras. Recomenda-se que você disponha de pelo menos uma trava, com uma lingüeta de pelo menos 2,5 cm (ou seja, com uma lingüeta que se estenda pelo menos 2,5 cm além da moldura da porta). Além disso, a trava deve preferencialmente ser uma fechadura de duplo cilindro, cujo acionamento requeira chave. Isso se aplica especialmente a portas que tenham painéis de vidro a menos de um metro do local em que a trava está instalada. Se a trava for controlada por um botão de giro, um ladrão pode facilmente quebrar o vidro, alcançar a trava e girar o botão para abrir a porta.

Em certas áreas, no entanto, fechaduras desse tipo constituem violação do código de combate a incêndios, porque poderia aprisionar uma pessoa no interior de sua casa em chamas. Caso o uso de fechaduras como essa seja ilegal em sua cidade, resolva o problema substituindo a porta com painel de vidro por uma porta de madeira.

Portas de metal ou de madeira com revestimento metálico do lado de fora, e equipadas com olho-mágico, são a solução ideal. Mas a porta depende do batente que a sustenta. Investir em um batente de metal com parafusos de pelo menos se 7 cm de comprimento para prender as dobradiças, pode dificultar para o ladrão arrancar a porta do batente, ou o batente da parede, usando a força bruta.

Garanta que suas portas ou janelas de vidro deslizantes estejam seguras. Isso pode ser conseguido de maneira simples, por exemplo, colocando um pedaço de madeira no trilho da janela que impeça a abertura pelo lado de fora. Também é possível investir em fechaduras com chave para as portas e janelas deslizantes, o que as tornaria ainda mais difíceis de abrir.

Tornar sua casa um alvo difícil para os gatunos não começa ou termina simplesmente com as trancas das portas. Afinal, se uma porta deslizante de vidro pode ser trancada, ela também pode ser quebrada. Leia na página seguinte sobre outras formas de tornar sua casa menos atraente para os ladrões.