Como fazer um pomar no quintal

Autor: 
Seleções do Reader's Digest, do livro "Salve o Meio Ambiente"

Mesmo que a idéia de fazer um pomar no quintal pareça ambiciosa, há algumas formas criativas de “reunir” espécies frutíferas em um espaço pequeno. Onde for possível, plante uma árvore, arbusto ou trepadeira - uma amendoeira para dar sombra; um pé de maracujá, uva ou kiwi em um caramanchão, ou uma cerca viva de plantas frutíferas para ter privacidade.

Plante árvores frutíferas

  • Sempre plante variedades enxertadas em vez de cultivar as árvores a partir de sementes. Mudas não são confiáveis e podem levar muitos anos para dar frutos.
  • Escolha variedades que sejam adequadas a seu clima e terreno. Quando levar árvores do horto para casa, plante-as o mais rápido possível - é importante não deixar as raízes ressecarem.
  • Faça um monte de terra no fundo do buraco e, em seguida, espalhe as raízes sobre o monte. Posicione a raiz mais forte na direção do vento. Certifique-se de que o broto ou a soldadura esteja acima do nível do solo.

    Dica

    Pode árvores frutíferas decíduas em formato aberto, de vaso, para deixar a luz penetrar e estimular flores e frutos.

  • Aplique um fertilizante de ação gradativa na época do plantio ou um fertilizante completo quando a planta começar a crescer. Os fertilizantes ricos em potassa estimulam a floração e a frutificação da árvore.
  • Sua árvore é autofertilizante ou precisa de polinização cruzada de outra variedade? Muitas frutíferas não dão frutos a menos que seus requisitos em termos de polinização sejam preenchidos. Algumas são autopolinizantes (só uma planta é necessária), enquanto outras precisam do pólen de árvore da mesma espécie mas de variedade diferente.
    Pomar no quintal
  • Experimente variedades cítricas bem fáceis de cultivar - laranja (valência, seleta, baía e pêra), limão galego, tangerina poncã, tangerina murcott.

Plante com sensatez

  • Sempre que possível, escolha variedades anãs de árvores frutíferas. Você economizará dinheiro, porque árvores menores requerem menos fertilizantes, água e manutenção.
  • Plante uma árvore de enxertia múltipla, que lhe permite ter variedades de frutas em uma só planta, o que é útil para quem não conta com muito espaço.

Faça um minipomar

  • Plante variedades anãs. Elas produzem frutas de tamanho normal, mas ocupam muito menos espaço. Há espécies anãs de maçã, cítricas, nectarina, pêssego e ameixa que podem crescer em lugares pequenos ou até em jardineiras - perfeitos para uma sacada de apartamento.
  • Poupe espaço plantando árvores de enxertia múltipla. Você pode escolher combinações adequadas ao seu clima e incluir variedades compatíveis para a polinização cruzada numa mesma árvore.
  • Plante fileiras de árvores frutíferas encostadas a uma cerca ou treliça para economizar espaço e para criar um arranjo.

Veja outras maneiras de salvar o meio ambiente, por Seleções