Como manter as plantas sempre saudáveis

Autor: 
Seleções do Reader's Digest, do livro "Salve o Meio Ambiente"

Selo Reader’s

As doenças das plantas são uma parte natural, embora indesejável, do processo de crescimento. Apesar de ser difícil impedir que ataquem seu jardim, ter boa higiene, atuar prontamente nos surtos de doença e cultivar variedades resistentes são práticas ecológicas que ajudam a manter as plantas fortes e a reduzir a necessidade de substâncias químicas.

Como evitar doenças

  • Quando surgir uma doença, aja com rapidez. Verifique regularmente o jardim e remova as folhas, flores, frutas ou plantas inteiras infectadas. Sempre retire e descarte as frutas caídas ou as mumificadas que permanecem presas aos galhos.

  • Nunca retire mudas de plantas doentes – use apenas material saudável. Como precaução, desinfete as ferramentas de poda após cada uso ou antes de cortar outra planta.
    Dica

    Para que a doença não se espalhe, após cada poda, limpe as ferramentas com pano embebido em óleo de melaleuca.
  • Mantenha afiadas as ferramentas de poda – cortes denteados e irregulares feitos por ferramentas cegas podem ser infectados.

  • Para controlar com eficácia os esporos no inverno, aplique um spray fungicida à base de limão ou cobre nas árvores frutíferas.

  • Não converta em composto orgânico ervas daninhas ou folhas de plantas doentes ou infectadas com vírus. Sua composteira pode não ser quente o suficiente para matá-los. Por isso, coloque-os em um saco plástico e leve-os diretamente para a lixeira.

  • Para melhorar a circulação de ar, pode o centro das plantas sujeitas a doenças nas folhas.

  • Para reduzir as chances de doenças, vírus e insetos provenientes do solo, evite o cultivo de membros da mesma família de plantas na sua horta em estações sucessivas. Por exemplo, alterne batatas com nabos.

  • Mantenha sob controle os insetos que espalham doenças virais, como o pulgão. Esmague-os, retire-os com jatos de mangueira, borrife água com sabão ou tente outra solução caseira, como spray de alho.

  • Verifique os troncos das árvores no outono, quando é maior o crescimento de fungos. A presença deles no tronco de uma árvore pode indicar que ela está podre por dentro e talvez precise ser removida. Consulte um especialista.
    Plantas saudáveis

  • Tome cuidado com o sistema radicular das árvores porque raízes danificadas ficam suscetíveis ao apodrecimento. Não estacione o carro sobre elas, não as corte e não use herbicidas para grama perto delas.

Soluções para a folha amarela

Sintoma Causa Solução
Poucas folhas mais antigas tornando-se amarelas Envelhecimento natural Nada a fazer
Folhas novas amarelo-claras Deficiência de ferro Quelato de ferro
Todas as folhas amarelo-claras Deficiência de nitrogênio Fertilizante complexo
"V" amarelo nas folhas Deficiência de magnésio Sulfato de magnésio
Nuances de amarelo Infecção por vírus Nada a fazer ou remover as plantas muito afetadas
Amarelecimento e queda excessiva de folhas Excesso ou falta de água Irrigar adequadamente

Veja outras maneiras de salvar o meio ambiente, por Seleções