O que cozinhar em uma panela elétrica

Autor: 
Jill Jaracz


Carnes são um dos itens mais populares para a culinária com panela elétrica, mas é preciso degelá-las primeiro ou o processo demorará demais. Ao cozinhar carne, é importante que ela seja aquecida a pelo menos 60 graus, o mais rápido possível, para matar quaisquer bactérias. Garanta sempre que a temperatura interna da carne esteja dentro dos parâmetros recomendados, antes de servir. Ao cozinhar aves, prefira os animais com pele, o que ajudará a manter a carne úmida durante todo o processo de cozimento.

Panelas Elétricas
© iStockphoto.com / Erickson Photography
Panelas elétricas são uma maneira simples de cozinhar carne e legumes juntos

Preparar legumes para cozimento lento pode demorar mais que preparar a carne – é importante que eles sejam cortados em pedaços iguais, para que cozinhem da mesma forma. Cozinhar os legumes pode demorar mais que cozinhar a carne, e por isso, ao preparar cozidos ou pratos de carne e legumes, coloque os legumes no fundo do recipiente.

Alguns dos melhores pratos para panelas elétricas são as sopas ou cozidos, porque ela foi criada para aquecer o cozido em temperatura moderada por período longo. Recubra os ingredientes da sopa com água e, se você quiser acrescentar líquido durante o cozimento, ferva-o primeiro, para que não reduza a temperatura de cozimento da sopa.

Molhos e patês são outra categoria favorável ao uso de panelas elétricas. O calor controlado mantém um molho à base de queijo (em inglês) quente sem queimar os ingredientes, e manter um molho em aquecimento brando pode impedir que ele se solidifique durante uma festa, por exemplo.

Cereais ficam ótimos na panela elétrica. Farelo de aveia, trigo em pedaços e pudim de arroz podem ser cozidos durante a noite para propiciar um belo e nutritivo café da manhã. Pão e pratos baseados em pão, podem também ser cozidos em panela elétrica – o calor brando ajuda a massa de pão a crescer. Outra surpresa entre as categorias de pratos das panelas elétricas é a de sobremesas. Embora pudins de arroz e mandioca pareçam óbvios, pode-se usar as panelas elétricas para sobremesas quentes à base de frutas, e até mesmo para bolos.

Algumas receitas instruem a acrescentar os ingredientes perto do final do processo de cozimento, devido à natureza dos ingredientes e à sua baixa tolerância ao processo de cozimento. Ervas e especiarias podem se tornar concentradas demais quando cozidas, e por isso ajuste o nível ao final do processo. Da mesma forma, alguns legumes, laticínios e frutos do mar perderão o sabor e a textura se cozinhados por tempo demais, e por isso, caso a receita disponha que sejam acrescentados apenas ao final do processo, respeite as instruções.