A panela elétrica - como funciona

Autor: 
Jill Jaracz

Panelas Elétricas
© iStockphoto.com / Matt6t6
O revestimento externo da panela elétrica é metálico

A panela elétrica surgiu na forma de uma panela para cozinhar feijão, inventada nos anos 60. A West Bed, uma fabricante de eletrodomésticos, produzia a Electric Bean Pot, e esta levou a rival Naxon Utilities Corporation a criar uma cópia chamada The Beanery. A Rival, uma terceira empresa do setor, hoje parte do grupo Jarden, adquiriu a Naxon e, em 1971, lançou uma nova versão da Beanery, dessa vez com a marca Crock Pot, como panela elétrica capaz de cozinhar refeições completas no mesmo recipiente. A Crock Pot decolou como aparelho que permitia economizar tempo e dinheiro, entre as mulheres que trabalhavam fora mas ainda assim queriam cozinhar, e se tornou onipresente. Em 2002, um estudo da Betty Crocker Kitchen demonstrou que mais de 80% dos domicílios dos Estados Unidos têm pelo menos uma panela elétrica [fonte: Bittman].

Uma panela elétrica têm três componentes principais:

•    o revestimento externo
•    o recipiente interno
•    a tampa

O revestimento externo é metálico e contém bobinas de aquecimento de baixa potência, o componente responsável por cozinhar a comida. As bobinas ficam no interior do revestimento. O recipiente interno, ou pote, é feito de cerâmica transparente e se encaixa dentro da estrutura metálica de aquecimento. Em alguns modelos, pode-se remover esse pote da estrutura. A terceira peça é uma tampa arredondada que se encaixa com firmeza por sobre o pote.

O aparelho permite cozinhar usando uma combinação entre energia elétrica e tempo. Quando acionado, a bobina elétrica se aquece e transfere calor indiretamente do revestimento externo para o espaço entre este e o pote. O calor indireto aquece o pote a temperaturas entre 82 e 149 graus. Esse método de transferência de calor ferve os ingredientes colocados no pote em baixa temperatura por diversas horas, até que a comida esteja completamente cozida.

A comida libera vapor ao cozinhar, e a tampa o aprisiona. A condensação cria um selo a vácuo entre a tampa e a borda do pote, e isso umedece a comida e ajuda no processo de cozimento – a tampa é essencial para isso. A panela elétrica em geral tem três ajustes – baixo, alto ou desligada. Nas panelas elétricas programáveis, o aparelho reduz a temperatura de funcionamento depois que o alimento está cozido, para mantê-lo em temperatura de consumo.