Como montar um aquário

Autor: 
Publications Ltd.

montar aquários

A montagem de um aquário deve ser um procedimento relativamente simples. É provável que você consiga deixar todo o sistema pronto e funcionando em no máximo algumas horas, embora tenha de esperar um tempo antes de colocar os peixes.

O mais importante antes de começar é ter certeza de que você está com bastante disposição. Você deve saber detalhadamente como quer que o aquário fique e precisa garantir que tem todos os equipamentos (em inglês), espaço e ferramentas necessários.

É quase certo que um aquário novo e com marca de qualidade não irá vazar, mas é melhor se certificar disso antes de colocar o tanque no local definitivo. Escolha uma área seca, cubra o local com jornais e coloque o tanque sobre eles. Com cuidado, encha o tanque até o topo com água fria e espere uma ou duas horas. Se os jornais ficarem molhados, você saberá que há um problema com o seu tanque.

Se não houver vazamentos, esvazie o tanque, seque o interior e o coloque o aquário no local definitivo. Caso queira, você pode aplicar um material como plano de fundo na parte de trás do tanque. Isso é opcional, mas muitos peixes se sentem mais seguros se a parte de trás e as laterias estiverem cobertas. Depois que isso for feito, você poderá instalar o sistema de filtragem (em inglês).

Galeria de imagem de aquários (em inglês)

aquarium setup, initial steps
Jeff Kubina
Antes de começar a montar o seu aquário,
é bom saber ao certo como você quer que ele fique
depois de pronto

A placa do filtro biológico de fundo (em inglês) deve ser lavada por inteiro e depois colocada dentro do tanque. Se a placa não se encaixar perfeitamente no fundo, coloque-a na parede de trás do aquário, centralizada e virada para cima.

Os elevadores de ar podem ser instalados em seguida. Como eles são projetados para se adaptar aos tanques mais altos, talvez você tenha de cortá-los para que eles caibam em seu aquário. Se for esse o caso, corte os elevadores de ar de modo que as pontas fiquem logo abaixo da superfície da água quando o tanque estiver cheio.

A seguir, você precisa conectar os tubos de ar (em inglês) ao filtro biológico e a todas as pedras difusoras. Conecte uma parte do tubo à bomba de ar.

Se você estiver usando uma válvula de retenção para garantir que a água não volte para a bomba de ar, certifique-se de que ela esteja virada na direção correta. Geralmente há uma seta na válvula indicando essa direção. Você também pode testar a válvula soprando cada um dos lados para determinar por onde o ar passa livremente.

Corte pedaços do tubo de ar para conectar a válvula de retenção à válvula de controle de ar ou diretamente às saídas de ar na ponta dos elevadores. Mesmo que sua bomba de ar tenha duas saídas e você use apenas duas pedras difusoras para elevadores de ar, uma válvula de controle de ar oferece um controle melhor sobre o fluxo de ar encaminhado para cada equipamento.

Quando estiver usando uma válvula de controle de ar, os tubos da bomba de ar devem ser conectados na lateral da válvula e os tubos que vão da válvula até o tanque são conectados na parte superior da válvula.

Certifique-se de deixar uma pequena sobra de tubo de ar para evitar que os tubos dobrem e o fluxo de ar seja bloqueado. O tubo de ar conectado aos elevadores de ar ou a qualquer pedra difusora no tanque deve passar pelas aberturas adequadas na parte de trás da tampa do tanque.

Se você estiver usando uma bomba Powerhead em vez de uma bomba de ar para criar o fluxo de
água através do elevador de ar, este deve ser colocado na abertura
da placa ao lado da abertura do canto. Nesse
caso, os elevadores de ar não podem ser colocados nas aberturas do canto porque
as bombas Powerhead não cabem nos cantos do tanque depois que a tampa é
instalada.

Todas as outras aberturas no filtro biológico
devem ser fechadas com as tampas recebidas com o filtro. Para
filtros biológicos somente com uma placa, geralmente apenas uma bomba Powerhead é
necessária.

Aprenda mais sobre a montagem de aquários na próxima página.

Para aprender mais sobre aquários de água doce, veja os links a seguir: