Pregos e parafusos

Autor: 
Fix-It Club

Para a maioria dos projetos de reparos são necessários fixadores, pregos, parafusos de rosca soberba (auto-roscantes), colas e parafusos. E há muitos de cada tipo para se escolher! A seguir estão alguns dos tipos mais comuns de fixadores e conselhos sobre como selecionar o mais apropriado.

Pregos

A maneira mais fácil de fixar duas peças de madeira juntas é com pregos. Eles são fabricados em várias formas, tamanhos e metais para fazer quase qualquer tipo de fixação. Em geral, os pregos são feitos de aço, mas também existem de outros tipos - alumínio, latão, níquel, bronze, cobre e aço inoxidável - para uso quando pode haver corrosão. Além disso, os pregos são fabricados com uma cobertura de proteção - galvanizados, tinta ou amianto para prevenir a ferrugem e aumentar seu poder de prender os materiais.

Eis os tipos e tamanhos de pregos comuns.
2006 Publications International, Ltd.
Aqui estão os pregos comuns e seus tamanhos

O tamanho do prego é designado pelo preço "penny" (centavo), originalmente o preço de um cento de pregos. O tamanho "penny", quase sempre chamado de "d", vai de 2 "penny", ou 2d (2,54cm de comprimento), a 60 "penny", ou 60d (15cm de comprimento). Os pregos menores de 2,54cm são chamados de "brad" (preguinho); pregos maiores de 15cm são chamados de "spike" (prego grande). O comprimento do prego é importante já que, pelo menos, 2/3 do prego devem ficar enfiados no material em que vai se fixar. Por exemplo, uma peça de 1cm de espessura deve ser pregada numa de 4cm com um prego de 3cm. Um prego de 8d tem 2 1/2 polegadas de comprimento; 3/46 polegadas de seu comprimento será 1x3 e o 1 3/4 restante da polegada no raio.

Pregos são normalmente vendidos por quilo. Quanto menor é o prego, mais pregos tem por quilo. Você pode comprar quantos pregos quiser, o vendedor os pesa e cobra o valor correspondente. Ou você pode comprar maços de pregos. Para a maioria dos trabalhos, um maço de pregos dura muito tempo. A seguir estão alguns dos tipos mais comuns de pregos.

Pregos comuns: usados para serviços de construção média, esse tipo de prego tem uma cabeça grossa e pode ser cravado em materiais duros. Os pregos comuns são feitos de arame e cortados no comprimento adequado e são encontrados em diversos tamanhos.

Pregos pequenos: mais leves e menores em diâmetro do que os pregos comuns, esses pregos são projetados para construção leve e uso doméstico.

Pregos para acabamento: são pregos mais leves do que os pregos comuns e têm uma cabeça pequena (pregos sem cabeça). Geralmente, são usados quando não se quer que a cabeça fique aparecendo.

Pregos para telhado: normalmente galvanizados, esses pregos (pregos telheiros) têm uma cabeça muito maior do que as dos pregos comuns. Isso ajuda a evitar danos ao material da cobertura.

Pregos para painéis de gesso: pregos feitos para a instalação de painéis de gesso freqüentemente anelados e têm uma cabeça lisa. Pregos anelados têm estrias afiadas ao longo de todo o comprimento, permitindo uma fixação mais firme.

Pregos para alvenaria: existem três tipos de pregos para alvenaria projetados para uso em concreto e bloco de concreto: redondo, quadrado e estriado. Os pregos de alvenaria não devem ser usados onde é necessária muita força. Em tijolo, pedra ou concreto reforçado, deve-se usar parafusos de rosca soberba.

Tachas: disponíveis nas formas redonda e com arestas, as tachas são usadas para prender carpetes ou tecidos na madeira. As tachas para estofamento têm cabeças decorativas.

Fixadores ondulados: usados em juntas onde o esforço não é importante. Os fixadores são colocados em ângulos retos com a junta.

Parafusos de rosca soberba têm uma fixação mais firme do que pregos. Além disso, se alguma coisa precisar ser desmontada, os parafusos podem ser removidos facilmente. Assim como os pregos, os parafusos de rosca soberba são encontrados com diferentes camadas de proteção contra ferrugem. Eles são fabricados com quatro cabeças básicas e diferentes tipos de fendas. Parafusos de cabeça chata quase sempre ficam embutidos no material que está sendo fixado de modo que a cabeça do parafuso fica rente à superfície (ou mais funda do que ela). Os parafusos de cabeça cônica arredondada ficam parcialmente embutidos, com cerca da metade da cabeça acima da superfície. Eles não ficam embutidos; toda a cabeça do parafuso fica acima da superfície. Os parafusos de cabeça cilíndrica ficam acima da superfície em uma base plana para evitar que a chave de fenda danifique a superfície enquanto o parafuso é apertado.

A maioria dos parafusos tem fendas e podem ser apertados com uma chave específica. Os parafusos Phillips têm fendas em cruz e são apertados com chave apropriada. Os parafusos de rosca soberba são medidos em ambos, comprimento e diâmetro, da base da cabeça, com um número de 0 a 24. O comprimento é medido em polegadas. O comprimento de um parafuso de rosca soberba é importante porque pelo menos metade do seu comprimento deve ficar dentro do material onde se fixa alguma coisa.

Dica: para evitar que os parafusos rachem o material, faça furos pilotos com uma broca antes de introduzi-los.

Para muitos reparos em casa, bastam parafusos de madeira. Os parafusos de rosca soberba para folhas de metal, para máquina e de cabeça sextavada também vêm em vários tipos. Se você for substituir um desses parafusos, leve um de modelo à loja de ferragens.

 

 

Aqui estão os tipos mais comuns de parafusos de rosca soberba e fixadores semelhantes.
2006 Publications International, Ltd.
Esses são os tipos mais comuns de parafusos de rosca soberba e fixadores semelhantes

Fazer furos para parafusos de rosca soberba para madeira
Para um melhor desempenho com parafuso para madeira, você precisa primeiro fazer um furo. Clique aqui (em inglês) para um guia.

Parafusos para madeira

Esses parafusos são geralmente feitos de aço, embora parafusos de latão, níquel, bronze e cobre devem ser usados se houver perigo de corrosão.

Parafusos de rosca soberba para chapas de metal

Use esse tipo de parafusos para unir peças de metal. Parafusos de rosca soberba para chapas de metal formam roscas no metal quando são instalados. Existem diversos tipos diferentes de parafusos de rosca soberba para chapas de metal. Os parafusos com ponta de cabeça cônica achatada têm rosca larga; são encontrados em bitolas de 4 a 14 e em comprimentos de 1/4 a 2 polegadas. Esses parafusos são usados em folhas leves de metal. Parafusos sem ponta de cabeça cônica achatada são usados para folhas de metal mais pesadas; são encontrados em bitolas de 4 a 14 e comprimentos de 1/4 de polegada a 2 polegadas. Os dois tipos de parafusos de cabeça cônica achatada são encontrados tanto com fenda comum como Phillips.

Parafusos de rosca soberba de cabeça redonda

Esses parafusos parcialmente auto-roscantes têm uma rosca mais fina e podem ser usados em metais macios ou duros. São encontrados em diâmetros de 3/16 a 1/4 de polegada. Os parafusos de cabeça redonda auto-roscantes são usados para trabalhos pesados com chapas grossas de metal e são encontrados em diâmetros de 1/4 de polegada a 2 polegadas e em comprimentos de1/8 a 3/4 de polegada. Os dois tipos de parafusos de cabeça redonda são encontrados tanto com fenda comum como Phillips.

Parafusos para máquina

Esses parafusos para máquina não têm ponta e são usados para unir peças de metal. São normalmente feitos de aço ou latão. Como outros fixadores, eles também são feitos com banho de proteção - latão, cobre, níquel, zinco, cádmio e galvanizados - que ajudam a prevenir a ferrugem. Os parafusos de máquina são fabricados com um dos quatro tipos básicos de cabeça - chata, oval, redonda e cilíndrica - e com fendas comum ou Phillips. São normalmente encontrados nas bitolas 2 a 12 e diâmetros de 1/4 de polegada a 1/2 polegada e em comprimentos de 1/4 de polegada a 3 polegadas.

Parafuso sextavado

Para trabalho leve, podem ser usadas buchas de chumbo, plástico ou fibra para fixar os parafusos. Mas para trabalhos maiores e maior firmeza, são usados parafusos sextavados e buchas de expansão de chumbo. Parafusos sextavados são fixadores muito resistentes. São apertados com uma chave de boca e são usados principalmente em alvenaria ou estrutura de madeira. As buchas são inseridas na alvenaria em buracos feitos por brocas e os parafusos são fixados firmemente nessas buchas.

Parafusos

Esses parafusos são usados com porcas e freqüentemente com arruelas. Os três tipos básicos são parafusos de carroceria, de fogão e de máquina. Outros tipos incluem o parafuso para alvenaria e bucha, parafusos com asas de mosca e parafusos de expansão, usados para distribuir o peso quando se prende alguma coisa em uma parede oca. Os parafusos de máquina são fabricados em duas bitolas: de rosca fina e de rosca larga. Os parafusos francês e de fogão têm rosca larga. O tamanho do parafuso é medido pelo diâmetro e pelo número de fios por polegada, expresso em diâmetro por fios (por exemplo, 1/4X20). Os parafusos franceses são encontrados com até 10 polegadas de comprimento, parafusos de fogão até 6 polegadas e os de máquina, com até 30 polegadas. Os tamanhos maiores têm que ser especialmente encomendados.

Parafusos franceses

São usados principalmente na fabricação de móveis. Eles têm uma cabeça redonda com um colar quadrado e são fixados no lugar com uma porca e uma chave de fenda. O colar prende-se à madeira evitando que o parafuso gire quando a porca é apertada. Os parafusos franceses têm rosca larga e são encontrados em diâmetros de 3/16 a 3/4 de polegada e comprimentos de 1/2 polegada a 10 polegadas.

Parafusos de fogão

Esses parafusos não são só para fogões; eles são bastante versáteis e podem ser usados para quase todos os serviços. Eles podem ser encontrados em muitos tamanhos, têm uma cabeça com fenda - chata, oval ou redonda, como os parafusos de rosca soberba - e são colocados com uma chave de fenda ou apertados com uma porca e chave de boca. A maioria dos parafusos de fogão tem rosca por inteiro, mas os maiores podem ter o corpo liso próximo à cabeça. Eles têm rosca larga e são encontrados em diâmetros de 5/32 a 1/2 polegada e comprimentos de 3/8 de polegada a 6 polegadas.

Parafusos de máquina

Esses parafusos têm a cabeça quadrada ou hexagonal e são fixados com uma chave de boca com porcas quadradas ou hexagonais. Eles são fabricados em tamanhos muito grandes; o diâmetro do parafuso aumenta com o comprimento. Têm rosca larga ou fina e são encontrados com diâmetros de 1/4 de polegada a 2 polegadas e comprimentos de 1/4 de polegada a 30 polegadas.

Parafusos de alvenaria e buchas

Esses trabalham com o mesmo princípio do parafuso sextavado; uma bucha de plástico colocada no furo se expande quando o parafuso é apertado.

Parafusos para paredes ocas

Os parafusos com asas de mosca e parafusos de expansão são usados para prender objetos leves, como quadros, em paredes ocas. As asas do parafuso com asas de mosca abrem dentro da parede por uma mola. Os parafusos de expansão são colocados numa bucha de expansão, que aumenta quando o parafuso é apertado, são encontrados com diâmetros de 1/8 a 1/2 polegada e comprimentos de até 8 polegadas para paredes de até 1 3/4 de polegada.

Agora vejamos uma maneira totalmente diferente de fixar coisas: com adesivos. Os detalhes estão na próxima seção.