Como reduzir o consumo de energia em casa

Autor: 
Zolton Cohen

As donas de casa que querem pôr a mão na massa na limpeza e pequenas tarefas de manutenção podem melhorar o uso de energia. Por exemplo,

limpando o motor da sua geladeira e retirando o compartimento de degelo vai deixá-la funcionando com a máxima eficácia. Mesmo o adequado isolamento do seu sótão vai evitar infiltração na telha no inverno e calor indesejável no verão - o calor não vai escapar e o ar condicionado não vai ter de funcionar tanto.

Neste artigo, nós vamos lhe mostrar quais eletrodomésticos ou áreas em sua casa devem regularmente ser limpas e verificadas para que a energia não seja desperdiçada. Mostraremos como regular as torneiras e fazer outros ajustes menores podem ajudá-lo a conservar a água sem mudanças drásticas no seu estilo de vida. Abaixo estão algumas dicas de como a limpeza periódica pode ajudar a economizar seu dinheiro.

Limpar o motor da geladeira regularmente

Os tubos embaixo e atrás de uma geladeira são ímãs empoeirados. A geladeira é ventilada através dos tubos como um ventilador circulando ar em uma sala. O ar em movimento remove o calor da geladeira dentro dos tubos. Conforme o ventilador suga o ar debaixo da geladeira, traz junto poeira e sujeira que gruda nos tubos. Remover o painel de acesso da parte de baixo da geladeira pode mostrar uma visão de sujeira se os tubos não tiverem sido limpos por um tempo.

Além disso, não sendo visível, a poeira sobre os tubos age como um isolante que evita que o ventilador resfrie de modo eficiente. Limpar os tubos da geladeira algumas vezes por ano com um aspirador de pó e uma escova longa ajuda a máquina a operar com sua máxima eficácia. Desencostando uma geladeira da parede, o ar pode circular na parte traseira, aumentando seu desempenho de energia, assim como deixá-la longe dos raios do sol e distante de fontes quentes como um radiador ou um fogão o faz.

Conforme as dicas de economia de energia forem seguidas, limpar os tubos sob sua geladeira provavelmente fará um pequeno efeito de economia comparado com o esforço necessário para fazer o trabalho. Mas isto ainda é algo que vale ser feito, mesmo se o benefício for somente higiênico.

Substituir o filtro do aquecedor

O filtro de um aquecedor de ar desempenha uma função valiosa. Puxa poeira, sujeira e fragmentos da corrente do ar enquanto passa através do aquecedor. Isto não somente melhora a qualidade do ar, mas também protege o interior do aquecedor (e o tubo vaporizador do ar condicionado se houver). Sem um filtro de aquecedor no lugar, a sujeira se instalará na parte traseira do aquecedor e dentro do tubo vaporizador. Esta sujeira poderia agir como um isolante e interferir na transferência eficiente do aquecimento do aquecedor ou esfriamento do ar condicionado pelo ar que passa através dele.

Mas um filtro de aquecedor também atrasa a passagem do ar através do aquecedor especialmente quando está sujo. A melhor maneira de manter seu aquecedor operando com a máxima eficiência é manter um filtro limpo nele. Isto é uma das coisas que você pode fazer para manter seu aquecedor em bom estado.

Os filtros podem ser comprados em grande quantidade e serem substituídos a cada 30 a 45 dias, ou podem ser aspirados nos mesmos intervalos de tempo. As pessoas que possuem animais de estimação podem descobrir que os filtros de aquecedor precisam ser substituídos ou limpos com mais freqüência, devido a pêlos e sujeira que entram e saem do aparelho.

É importante lembrar-se que na maioria das casas que tem uma central de sistema de ar condicionado, o aquecedor é usado para distribuir frio e limpar a umidade do ar durante os meses de verão. Portanto, o ar passa através do aquecedor e o filtro durante aqueles meses também. Por isso, os proprietários de imóveis com sistemas de ar condicionado central precisam trocar ou limpar os filtros no verão com os mesmos intervalos que o fazem durante o inverno. O ar pode passar de modo mais livre através do aquecedor, distribuindo mais calor ou frio e desperdiçando menos energia.

Regulando os equipamentos de aquecimento e refrigeração

Os aquecedores, sistemas de aquecimento central e de ar condicionado, todos têm partes mecânicas além dos componentes elétricos. Com o passar do tempo, estas partes podem desregular e precisar de lubrificação e limpeza. Como um automóvel, seu equipamento de aquecimento e resfriamento funciona melhor quando está "regulado" e todas as partes estão funcionando juntas como foram projetadas.

A regulagem de equipamentos de ar condicionado, ventilação e aquecimento, especialmente os sistemas mais novos e mais complicados, deve ser realizada por técnicos que têm o treinamento e o equipamento para realizar o trabalho. Com que freqüência devo solicitar este serviço? Para os sistemas movidos a combustível, o intervalo recomendado é de um ano. Os sistemas de aquecedores a gás e aquecedores de água e ar condicionado devem ser verificados a cada dois anos no mínimo.

Da mesma forma que regular um carro pode render melhor desempenho, o dinheiro que você gasta no serviço de manutenção do seu equipamento vai ser recompensado com melhor eficiência e também durabilidade mais longa dos componentes.

Remover a sujeira da base

Sistemas de aquecimento de água e eletricidade funcionam com a máxima eficiência somente se os convectores de base e radiadores forem mantidos limpos. Estes sistemas dependem do fluxo de ar através dos muitos estabilizadores que circundam os canos ou elementos de aquecimento. A obstrução da ar, tanto pela sujeira quanto pelo pó assentado ou de alguma coisa cobrindo a parte superior ou inferior das unidades de aquecimento, compromete o desempenho do sistema como um todo. Como é o caso de um aquecedor, o ar circulando livremente contribui para melhor eficiência e economia de energia.

Remover ou abrir as tampas que circundam os convectores expõe os estabilizadores que distribuem o calor da água quente dentro dos canos ou elementos de aquecimento. Passar o aspirador, escovar os estabilizadores e apertar o que estiver frouxo assegura um fluxo de ar e uma transferência de calor para o ar eficientes.

Verificar vazamentos nos canos durante a limpeza anual

Vedação do cano: manter os canos livres de sujeira vai melhorar o fluxo de ar condicionado e ar quente em todos os ambientes. Agende um serviço anual de limpeza e verifique vazamentos.

Aqui está uma estatística espantosa: as organizações profissionais de ar condicionados, ventilação e aquecimento estimam que 25% do ar que circula em sistemas de cano com má instalação vão para outros lugares em vez do seu destino real. Em outras palavras, alguns sistemas de canos vazam 25% do ar que passa neles. Este vazamento pode ocorrer nos porões, espaços próximo ao chão, canos ou sótão. O problema maior é que você não está usando todo o aquecimento ou esfriamento pelo qual está pagando.

/>

A solução para os vazamentos é vedá-los. Apesar de ser tentador um produto chamado "fita veda cano" para realizar esta tarefa, as fitas para vedação de canos normais são, de fato, pouco adequadas para a vedação de canos. Os adesivos para vedação de canos em lona se partem na presença de calor. Por fim, ela se desfaz e temos novamente o vazamento.

Um produto melhor para esta tarefa é a massa plástica para vedação de canos, disponível em tonéis nas casas de materiais de construção. Para aplicar a massa plástica, ponha a luva e mergulhe a mão no tonel, retire a massa e espalhe em cada parte do cano que precisa de vedação. A massa plástica tem a consistência de uma massa de pão, e uma vez aplicada permanece no cano, vedando o vazamento.

Há uma série de maneiras de melhorar o desempenho dos canos nos sistemas de aquecimento e resfriamento. Conexões frouxas e buracos grandes e pequenos também devem ser vedados o mais rápido possível.

Após um trabalho de vedação, os ventiladores dentro dos canos (se foram instalados) devem estar funcionando e limpos porque o ar que supostamente iria para uma certa área finalmente circulará para lá. O resultado deve ser que um quarto frio antigo se torne de repente o mais quente da casa. Também pode acontecer de o aquecedor ou compressor de ar condicionado não funcionar como deveria onde foi projetado. A massa plástica é barata, o tempo para vedar os canos é mínimo e os resultados podem ser incríveis.

Coberturas do cano

: depois que a vedação do cano estiver completa, é hora de pensar em melhorar o sistema de circulação de ar um pouco mais.

/>

Qualquer cano passando através de espaços não aquecidos ou sótão deve ser isolado. O ar quente e frio lançado pelos canos em algumas áreas é completamente desperdiçado, mas se esse ar quente e frio fosse retido, o aquecedor ou ar condicionado não teria de trabalhar tanto para condicionar a casa.

O isolamento do cano pode ser feito tanto com cobertura quanto com conexão. As conexões são mais eficazes, pois têm menos sujeira, mas elas podem exigir a desmontagem temporária dos canos para a sua passagem nos locais.

Manter um caminho limpo para o ar condicionado

Os sistemas de ar condicionado funcionam circulando o ar de dentro para fora da casa. Dentro da bobina do evaporador do aquecedor, o refrigerante absorve o calor do ar que passa através do compartimento de exaustão. O refrigerante é então bombeado para fora e flui para um mecanismo de aquecimento chamado de condensador. Os tubos do condensador se parecem com um radiador de automóvel. Enquanto o refrigerante flui através de pequenos tubos nas bobinas do condensador, finos estabilizadores de metal ligados a esses tubos extraem o calor do refrigerante.

Um ventilador dentro do condensador movimenta o ar que passa em todos os pequenos estabilizantes e tubos, acelerando a transferência de calor do refrigerante para o ar externo. Mas este fluxo de ar frio pode ocorrer somente quando o caminho do compressor não estiver obstruído. As plantas de enfeite, toldos ou bancos colocados sobre e ao redor do compressor restringem o fluxo livre de ar através do sistema, reduzindo a transferência eficiente de aquecimento. Para obter o máximo de seu valioso ar condicionado, é uma boa idéia manter a unidade externa do compressor limpa e longe de obstruções.

Porque o fluxo de ar através do condensador é importante para a função eficiente de um sistema de ar condicionado central, é recomendável um exame cuidadoso do lado de fora da unidade do condensador de tempos em tempos. Os estabilizadores finos de metal são frágeis e podem se dobrar no contato com uma bola de beisebol, um pneu de cortador de grama ou um cabo de rodo, por exemplo. Os "pentes estabilizadores" são baratos nas lojas especializadas em aquecedores e podem aumentar as fileiras de estabilizadores de uma só vez.

A limpeza não é o único meio pelo qual você pode tirar o máximo de proveito da energia na sua casa. Nesta seção, vamos falar sobre estratégias mais eficazes para a economia da água.