Qual é a melhor maneira de limpar fórmica?

Autor: 
Emilie Sennebogen

Fórmica é uma marca popular de laminados para bancadas e que vem em uma grande variedade de padrões e estilos. As bancadas de fórmica são consideravelmente mais baratas do que as de granito ou azulejo – apesar de serem fabricadas para “imitar” esses materiais mais caros. Então, o que é exatamente uma bancada de laminado? Trata-se de uma fina camada de plástico laminado que adere à base, normalmente feita de madeira compensada. A fórmica é conhecida por ser bastante pesada e ao contrário do azulejo, é resistente à arranhões em condições normais. Mas para manter a sua fórmica em boa forma, a bancada precisa ser mantida limpa e bem cuidada. Aqui vão algumas dicas simples.

bancada de laminado na cozinha
© istockphoto.com /ShutterWorx

O que usar
Tudo o que você precisa para limpar fórmica é um pano macio ou esponja e uma pequena quantidade de sabão. Limpador de vidro ou apenas vinagre branco também servem. Passe o pano embaixo d´água e retire-o rapidamente para que não fique encharcado e passe-o sobre a sua bancada pelo menos uma vez por dia ou logo após ser usada. Normalmente a fórmica é resistente à manchas, mas mesmo assim é melhor limpá-la logo após o uso. Certifique-se de ter em mãos um outro pano macio, porém, seco, para secar a bancada após a limpeza. Isso não deixará que a água escorra para as costuras da bancada, normalmente localizadas no friso lateral. Para remover as sujeiras mais difíceis, como por exemplo resto de bolo e carne, use uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre branco.

Você sabia?

Fórmica é uma marca que se tornou um termo genérico para bancadas de laminados. Isso ocorre quando o público começa a tratar a marca como se fosse o nome de um produto. Aqui no Brasil, algumas marcas também se tornaram termos genéricos como “querosene” e “celofane”.

O que não se deve usar

A fórmica, assim como outros laminados, não se dá bem como limpadores abrasivos. Qualquer produto comercial com pó de pedra não serve para limpar fórmica, assim como limpadores que contenham ácido ou outro solvente pesado. Você também deve evitar molhar demais a sua fórmica. A água pode penetrar na camada de plástico fazendo com que o mesmo se destaque da base, sem falar que pode vir a deformar a base de madeira. A chave para manter a sua fórmica em boa forma é lembrar sempre que ela não se dá bem com o calor. Nunca coloque panelas quentes diretamente sobre a fórmica porque isso deixará uma marca de queimado que será difícil remover. Tenha sempre em mãos uma tábua para cortar verduras e carnes porque embora a fórmica seja resistente à arranhões, um corte deixará uma marca permanente.