Como funciona a lavagem a seco

Autor: 
Nate Marks and Debra Luhring

lavagem a seco

Lavar roupas tem sido uma atividade doméstica há anos. Seja quando a tecnologia era bater as roupas em pedras na beira do rio ou agora, em que a tecnologia é apertar botões em máquinas de lavar roupas programáveis, todo o processo depende de água e de uma ação mecânica normalmente auxiliada por sabão ou uma base alcalina. A função da base alcalina é saponificar os óleos e expulsar poeira comum e outras substâncias. Muito freqüentemente, o agente saponáceo mantém a sujeira em suspensão enquanto ele fica solto durante o ciclo da lavagem e é retirado pelo fluxo de água durante o ciclo de lavagem e a centrifugação.

O processo de secagem, quando se lava roupas em casa, consiste em pendurar as roupas em um varal ou amontoá-las em uma secadora a gás ou elétrica.

A lavagem a seco, por outro lado, é diferente. Trata-se de um processo que limpa as roupas sem usar água. É utilizado um líquido de limpeza e as roupas são imersas e limpas em um líquido solvente líquido - o motivo de o processo ser chamado de "a seco" é porque não envolve água. Neste artigo vamos conhecer os bastidores do processo de lavagem a seco para que você possa entender o que acontece com suas roupas após tê-las deixado na lavanderia.