Como funciona a lavagem a seco em casa

Autor: 
Ann Meeker-O'Connell


Se você alguma vez já lavou roupa, deve ter encontrado uma peça que dizia "lavagem a seco" na etiqueta. Estas roupas são feitas de tecidos que não podem simplesmente ser jogados dentro de uma máquina de lavar roupa com água e detergente.

O que tem de tão especial em tecidos como o náilon, a seda e a lã? Bem, estes materiais podem encolher, desbotar ou perder a forma se forem lavados em água. As roupas feitas de náilon ficam amarrotadas e deformadas porque a água é atraída pelas fibras hidrófilas nesse tipo de tecido. Quando submersas em água, as fibras se expandem porque as moléculas de água formam ligações de hidrogênio com as moléculas individuais dentro de cada fibra. As moléculas de água também interferem na fraca atração entre as fibras adjacentes e o tecido pode perder a força. Para evitar a destruição da sua camisa favorita, você deve lançar mão de outro meio de limpeza, chamado de lavagem a seco.

Se você leu como funciona a lavagem a seco, sabe que a lavagem a seco remove a sujeira e outras manchas das roupas sem usar água. Apesar do nome comercial de lavagem a seco este processo não é realmente "seco". As roupas são imersas em um solvente, geralmente percloroetileno (perc), ao invés de água. Estes solventes são bons para remover manchas de óleo ou graxa, mas eles têm algumas desvantagens. Os solventes usados, por exemplo, podem deixá-lo doente se a exposição ao produto for constante. Isto afeta mais os trabalhadores que operam as máquinas de lavagem a seco, porque quase todo o perc é removido da sua roupa depois da limpeza. Entretanto, algumas pessoas acham que os traços remanescentes de solvente nas roupas são muito irritantes para os olhos, o nariz e a garganta.

No passado, a única opção era ir a uma lavagem a seco comercial. Agora, existem opções de lavagem a seco sem ter que sair de casa. Muitos kits de lavagem a seco doméstica disponíveis no mercado, permitem que você lave as roupas delicadas usando a sua secadora de roupa. Neste artigo, exploraremos o funcionamento da lavagem a seco doméstica e descobriremos se este método é uma boa opção para você e para as suas roupas.