Mecanismo de acionamento

Autor: 
Karim Nice

O mecanismo de acionamento em uma máquina de lavar roupa tem duas funções:

  • agitar as roupas, movendo-as para frente e para trás dentro do tambor.
  • girar o tambor inteiro, forçando a água para fora.

Sem dúvida existe uma caixa de câmbio bem interessante que controla essas duas funções, e ela utiliza o mesmo truque que a bomba. Se o motor gira em uma direção, a caixa de câmbio agita; se ele gira na direção contrária, a caixa de câmbio entra no ciclo de centrifugação.

Primeiro, vamos ver como tudo é ligado:


Caixa de câmbio, bomba, tambores e a vedação de borracha

Nessa figura, a estrutura foi removida. Você pode ver a bomba montada no tambor externo, e a caixa de câmbio, que segura o tambor interno. Uma peça de borracha veda o tambor externo à caixa de câmbio. O tambor interno é montado na caixa de câmbio, no outro lado da vedação.


Tambor interno

Na figura acima, o tambor interno foi retirado do tambor externo. Ele está apoiado sobre a caixa de câmbio, e o agitador plástico está visível no centro do tambor.


Caixa de câmbio

Aqui, você pode ver a parte superior da caixa de câmbio, com o lacre rompido e o tambor interno removido. O tambor interno é parafusado aos três furos na flange da caixa de câmbio. Você pode ver, pela sujeira na tampa da caixa de câmbio, que ela ficou exposta à água durante muitos anos. Um tubo côncavo estende-se do centro da caixa de câmbio. Dentro desse tubo há um eixo com chaveta - a chaveta na parte de cima do eixo fica presa ao agitador plástico.