Você pode usar jornal para limpar vidro?

Autor: 
Editores do HowStuffWorks

A natureza ingrata da limpeza de vidros fez com que muitas donas de casa declarassem em alto e bom tom que não limpam janelas. Mas, de vez em quando, alguém precisa fazer o “trabalho sujo”. A verdade é que nós acabamos usando toalhas de papel velhas e nos acostumando com os fiapos que foram deixados para trás. Mas há muitos que juram que a combinação de vinagre branco e água com jornal velho é a melhor escolha para limpar janelas.

limpar a tela do laptop
© istockphoto.com /TatyanaGl

Por que jornais?

Bem, o jornal é barato e está sempre disponível. Além disso, é descartável então você não precisará lavá-lo depois de usar. E é reciclável, portanto não se culpe em usá-lo. Qual é a desvantagem? Não é fácil segurar um punhado de jornal molhado. E a tinta que sai de um jornal molhado pode acabar sujando outras superfícies. Ele também pode soltar tinta nas suas mãos, embora a tecnologia das impressoras e tintas de jornais usadas atualmente venha ajudando neste sentido.

 

Você sabia?

Um dia nublado é o melhor para limpar suas janelas. Dias
muito ensolarados secam muito rapidamente a solução líquida que você
está usando, deixando marcas.

Jornal – o seu novo pano de pó

O que há no jornal que o torna uma ferramenta doméstica tão eficaz? Alguns dizem que o segredo está na tinta. A velha tinta à base de petróleo tinha uma areia comparável a uma lixa leve, enquanto outros acreditam que os solventes usados para fabricar as tintas antigas eram limpadores eficientes.

E é claro, o papel em si já tem uma textura arenosa que ajuda a remover pó e sujeira. Há rumores de que o jornal é primo do papel toalha e esta é a teoria mais aceita para explicar cientificamente porque o jornal é bom para limpeza. Muitos papeis, como os encontrados nas revistas, têm um material adicionado que serve para que os mesmos não retenham água. Mas nos jornais isso já não é encontrado, uma vez que ele precisa absorver toda a tinta que é impressa sobre ele. Essa alta absorvência é o que torna o jornal eficiente para limpar janelas, já que ele absorve o líquido no lugar de empurrá-lo ao redor. E como o vidro é uma superfície lisa e não porosa, a tinta do jornal não adere a ele, como acontece na madeira.

Apesar de alguns ainda acharem que as tintas velhas eram melhores, as tintas à base de óleos vegetais usadas atualmente são menos propensas a riscar do que as tintas usadas no passado. Mas, a verdade é que usar jornal para limpar janelas ainda é algo como uma “tradição doméstica”. Muitos concordam que uma fralda de pano também funciona bem.

 

Para mais informações sobre o assunto, confira os links na próxima página.