Cristais líquidos

Autor: 
Kevin Bonsor

As janelas estão passando por uma mudança nunca vista depois do desenvolvimento das mini-persianas, há 50 anos. As cortinas e persianas podem ficar obsoletas em breve. A tecnologia SPD é, com certeza, um dos motivos dessa revolução, mas outras tecnologias concorrentes, como os cristais líquidos, também têm sua participação.


Foto cedida SwitchLite Privacy Glassandtrade;
Usando a tecnologia dos cristais líquidos (a SwitchLite Privacy Glassandtrade), esta tela vai de clara para translúcida num instante

Talvez você já conheça os cristais líquidos, já que eles são encontrados em muitos dos produtos que você usa todos os dias. Computadores portáteis, calculadoras, relógios digitais e relógios de pulso e fornos de microondas usam dispositivos de cristal líquido (LCDs). Nesses painéis, a eletricidade é usada para mudar o formato dos cristais líquidos para permitir que a luz passe por eles, formando figuras e números na tela.

A tecnologia por trás de um LCD é parecida com os polímeros de cristais líquidos dispersos (PDLCs) usados em alguns aplicativos das janelas inteligentes. Nestas janelas, os cristais líquidos respondem a uma carga elétrica, alinhando-se paralelamente e deixando a luz passar. Quando não há carga elétrica, os cristais líquidos da janela ficam dispostos aleatoriamente. Com os cristais líquidos, o vidro é claro ou translúcido, não há estados intermediários.


Foto cedida SwitchLite Privacy Glass andtrade;
Estes painéis de teto são equipados com SwitchLite Privacy Glass andtrade

Os PDLCs não são uma tecnologia em desenvolvimento. Na verdade, eles podem ser encontrados em escritórios e casas do mundo todo. Por conseguir atingir o estado translúcido, a tecnologia PDLC é ótima para casas e escritórios: você tem privacidade sem abrir mão de toda a luz.

Os PDCLs e os dispositivos de partículas suspensas precisam de energia para que suas janelas inteligentes fiquem transparentes. Está sendo desenvolvida uma tecnologia de janela inteligente diferente, que poderia inverter o processo.