Irrigação por aspersão

Autor: 
Shane Speck

Um sistema de irrigação por aspersão é muito parecido com o aspersor usado para irrigar grama - o princípio básico é o mesmo. A água é bombeada sob pressão e espalhada nas plantas pelos pequenos orifícios achatados.

bocal do aspersor de irrigação de vazão variável
Foto cedida por USDA ARS
Foto de David Nance

Bocal de aspersor de irrigação de vazão variável

Eles podem ser montados em uma rede suspensa de canos de alumínio ou mesmo montados simplesmente na parte superior de uma estaca.

sistema de irrigação pivô
Foto cedida por USDA ARS
Foto de Tim McCabe

Sistema de irrigação pivô regando um campo de algodão no Mississipi

Já que é difícil cobrir toda a área uniformemente, alguns sistemas mais caros podem apresentar um pivô suspenso móvel. Esse mecanismo, que se move através de toda a extensão da plantação, consegue dispersar a água de maneira muito mais distribuída. Outro dispositivo de irrigação por aspersão é o canhão hidráulico, que, como o nome deixa claro, dispara água pelo ar e sobre o campo. Um grande canhão hidráulico é capaz de cobrir muitos acres de terra sem precisar ser movido.

sistema de irrigação pivô
Foto cedida por USDA ARS
Foto de Scott Bauer

Ryan Younkin e Dale Heermann fazem o download de dados sobre o movimento de um sistema de irrigação pivô central para descobrir a quantidade de água e tempo levados para irrigar uma área

Sistemas de aspersão são particularmente úteis para cobrir grandes áreas de terreno, e alguns podem até mesmo ser desmontados e transportados a diferentes campos sem muito esforço.

aspersor manual
Foto cedida por USDA ERS
Aspersor manual

Devido ao fato de os sistemas de irrigação por aspersão precisarem de uma fonte de água a uma pressão relativamente alta, há uma grande variedade quanto à complexidade e ao custo - tudo depende da quantidade de acres que você precisa cobrir. Outra coisa importante a manter em mente é que, com irrigação por aspersão, a folhagem da plantação acaba molhada, e se as folhas permanecerem molhadas por um longo período de tempo, que pode variar de 10 a 24 horas, isso pode causar problemas com fungos e doenças causadas por bactérias.