Como envelhecer móveis

Autor: 
Editores do Consumer Guide

O envelhecimento é a técnica de utilizar um verniz sobre o acabamento para simular envelhecimento ou criar um efeito colorido interessante. A base mais comum para o envelhecimento é o esmalte, porém superfícies envernizadas, recobertas com goma laca ou laqueadas também podem receber este tipo de efeito. O envelhecimento não é recomendado para antigüidades, porém pode operar maravilhas com um achado em uma loja de objetos usados ou em uma peça barata sem acabamento.

Materiais

Kits de envelhecimento, vendidos em lojas de tintas ou materiais de construção, incluem o esmalte e um verniz contrastante ou coordenado. Estão disponíveis várias cores e combinações. Qualquer tipo de esmalte brilhante ou fosco, verniz, goma laca ou laca pode ser tratado com esse tipo de técnica. Procure verniz envelhecedor transparente, em cores neutras de sombra natural ou terra de siena queimada ou em branco, dourado, preto ou colorido. Quanto maior for o contraste entre a base e o verniz, e quanto maior o brilho da cor do verniz, mais óbvio será o efeito de envelhecimento do móvel. Caso esteja trabalhando sobre um acabamento existente, certifique-se que o verniz é compatível.

Técnicas de aplicação

Imagem da base de esmalte sendo aplicada sobre um móvel de madeira preparando-o para o verniz.
Publications International, Ltd.
O envelhecimento consiste em
um verniz aplicado sobre uma base de
acabamento; o primeiro passo é aplicar
uma demão de esmalte base na madeira.

A demão base: um móvel a ser envelhecido deve estar limpo e em boas condições. Remova todas as ferragens. Caso esteja envelhecendo um móvel sem acabamento ou recobrindo um acabamento antigo, lixe e sele a madeira. Em peças com acabamento a serem totalmente recobertas, limpe cuidadosamente a madeira e, então, trate-a com um removedor de verniz para deixar a superfície opaca. Caso ainda haja pontos brilhantes, lixe-os com uma lã de aço nº 0000. Lixe quaisquer lascas do acabamento antigo de modo que a superfície fique lisa.

Em peças a serem envernizadas sobre um acabamento existente, limpe cuidadosamente a madeira com uma solução de detergente e seque bem; então passe álcool desnaturado. Deixe a madeira preparada
secar por 24 horas.

trabalhando em uma peça sem acabamento ou recobrindo um acabamento antigo, aplique uma base de esmalte de acabamento brilhante ou fosco. Deixe o esmalte secar completamente. Caso necessário, aplique uma segunda demão, lixe levemente a superfície, limpe-a e aplique o esmalte. Deixe a demão final de esmalte secar completamente por, pelo menos, dois dias.
 
O verniz: quando a base estiver completamente seca ou quando a base de acabamento estiver preparada, aplique o verniz envelhecedor. Utilize uma cor contrastante para um efeito envelhecido mais óbvio, ou sombra natural ou terra de siena queimada para simular o envelhecimento. Aplique o verniz com um pincel limpo.

Imagem da aplicação do verniz em um móvel de madeira sobre uma base de esmalte.
Publications International, Ltd.
Quando a base de esmalte estiver seca, passe
o verniz sobre ela, uma superfície por vez.
Para que o verniz fique retido nas partes em relevo, cubra
estas áreas primeiro, e então as superfícies planas.

O verniz envelhecedor seca rapidamente e as superfícies que você envernizar primeiro vão reter mais cor que aquelas envernizadas mais tarde. Trabalhando em uma superfície por vez, aplique o verniz em frisos, entalhes e áreas decoradas e então nas áreas planas. Em superfícies maiores, o verniz pode ser aplicado em várias etapas,
caso necessário.

Deixe o verniz secar até que comece a ficar opaco, de acordo com as instruções do fabricante. Então, retire com cuidado o verniz com um pano macio primeiro das superfícies planas, de modo que a camada de base retenha a cor somente em áreas a serem destacadas. Trabalhe do centro de cada superfície para as bordas, limpando cuidadosamente ao longo dos veios da madeira. Remova completamente o verniz dos pontos em relevo, deixe um pouco nos pontos em baixo relevo, nos cantos, em
entalhes ou decorações e ao longo das bordas e frisos.
As superfícies limpas por último reterão mais verniz, portanto, deixe
as partes que você deseja destacar para o final.

Deixe a superfície envernizada secar completamente, de acordo com as instruções do fabricante.

Texturas: para um efeito mais ousado, você pode obter efeitos de desenhos diferentes texturizando o verniz com vários tipos de materiais e deixando mais verniz sobre a superfície. Antes de utilizar estas técnicas de texturização em um móvel, experimente antes em um pedaço de madeira onde foi dada uma demão de esmalte base.

Imagem do verniz sendo retirado de um móvel após secagem.
Publications International, Ltd.
Deixe o verniz secar até que comece a ficar opaco;
então o retire com um pano. Trabalhe do dentro para as
bordas, deixando verniz em pontos com baixo relevo,
entalhes e ao longo das bordas.

A texturização do verniz pode ser feita com quase qualquer coisa - embalagens trançadas, jornal amassado, plástico amassado, uma esponja
ou qualquer coisa que tenha à mão. Remova um pouco do verniz ou quase tudo, como preferir. Para obter uma textura de veios de madeira, utilize uma embalagem trançada, retire o verniz em passadas longas e uniformes e, então, bata com um pedaço de carpete ou escova de cerdas duras. O jornal ou plástico amassados produzem um efeito marmorizado; uma esponja seca forma vários pontos na superfícies. Utilize uma sacola ou toalha de juta para um efeito arranhado.

Para um efeito couro, deixe o verniz secar quase completamente; então bata com um pedaço de isolamento de fibra de vidro.


Protegendo a superfície

Os acabamentos envelhecidos podem ser deixados sem cobertura; porém, para uma superfície mais durável, sele o móvel com um verniz semibrilho ou alto brilho. Certifique-se que o verniz é compatível com o acabamento envelhecedor. Aplique o verniz diretamente sobre a peça envelhecida.

Caso esteja procurando outra maneira de criar um efeito desgastado, verifique a próxima seção para diretrizes sobre quando e como fazer o efeito de pintas em seu móvel.