Tipos de extintores

Autor: 
Tom Harris
Classificação dos extintores
Os extintores de incêndio são classificados pelo tipo de incêndio que conseguem apagar.

Classe A - conseguem apagar incêndios de "combustíveis comuns" como madeira, plástico ou papel.

Classe B - conseguem apagar líquidos inflamáveis como gasolina ou graxa.

Classe C - conseguem apagar incêndios elétricos.

Os extintores que forem marcados com A, B e C conseguem apagar todos os tipos.

Classe D -  projetados para apagar metais que estejam pegando fogo, são raros.

Verifique as letras e figuras do seu extintor para saber o que ele consegue fazer.

A água é o material mais conhecido para apagar incêndios e é um dos mais eficazes, mas pode ser perigosa quando usada em uma situação errada. Um extintor de água consegue apagar o fogo em materiais como madeira, papel ou papelão, mas não funciona em incêndios elétricos ou naqueles que envolvam líquidos inflamáveis (em inglês) . No caso de um incêndio elétrico, a água pode conduzir a corrente, o que pode causar eletrocução. A água só irá espalhar um líquido inflamável, o que irá piorar o incêndio.

Outro material popular que elimina fogo é o dióxido de carbono puro. Num extintor de dióxido de carbono, este material é mantido sob pressão, em forma líquida, dentro do cilindro. Quando o container é aberto, o dióxido de carbono se expande para formar um gás. Este gás é mais pesado do que o oxigênio, então ele elimina o oxigênio que está ao redor do combustível em chamas. Este tipo de extintor  é comum em restaurantes porque não contamina os equipamentos da cozinha nem a comida.

Outro material utilizado para eliminar é a espuma ou pó químico, normalmente feita de bicarbonato de sódio, bicarbonato de potássio, quase idêntico ao bicarbonato de sódio ou fosfato monoammonium. O bicarbonato de sódio começa a decompor em 70°C e, quando se decompõe, libera o dióxido de carbono, que, junto do isolamento da espuma, serve para abafar o incêndio.

A maioria dos extintores tem uma pequena quantidade de material eliminador de incêndio: você pode gastar tudo em questão de segundos. Por isso, os extintores só são eficazes em incêndios relativamente pequenos, que podem se facilmente contidos. Para apagar um grande incêndio, é necessário um equipamento muito maior: um carro de bombeiros, por exemplo, e os profissionais que sabem usá-lo. Mas para apagar as chamas que podem aparecer na sua casa, o extintor de incêndios é um salva-vidas inestimável.

Para aprender mais sobre extintores de incêndio e outros equipamentos para apagar fogo, confira os links na próxima página.