Construindo uma estufa

Autor: 
Sara Elliott

Se você quer os maiores tomates (em inglês) da sua vizinhança na próxima estação, precisa de algum lugar para as suas orquídeas passarem o inverno ou adora a ideia de ter as suas próprias flores desabrochando o ano todo, uma estufa de quintal pode ser a opção certa para você.

Construir a sua própria estufa costumava ser um processo difícil, que requeria complicados planos de construção, materiais caros e assistência profissional. Agora, com a vasta disponibilidade de kits pré-fabricados, o processo é mais fácil e mais acessível. O tamanho de estufa mais popular é de 2,4 m por 1,8 m, provavelmente por não requerer um alicerce vertido. Seja qual for o tamanho, colocar uma estufa para que ela receba luz forte o suficiente e esteja em proporção com resto da propriedade é uma consideração importante quando se pensa na adição de uma estufa.

Ao planejar ter uma estufa, uma das primeiras perguntas que você deve fazer é: quantos tipos de plantas eu irei manter? As variedades de plantas que você escolher irá determinar o quão aquecida a estufa terá de estar no inverno, e até certo grau, o quão grande ela precisará ser. Isso e o clima de sua área lhe darão uma ideia do quanto de calor suplementar a estufa irá precisar para manter suas plantas a uma temperatura segura mínima.

O futuro das estufas

O cultivo urbano usando arranha-céus como estufas
é ecológico em mais do que apenas uma maneira. Essa
sugestão de economia de energia é chamada de cultivo vertical e pode, em breve,
estar em um prédio perto de você. Na próxima vez em que você for colher alguns tomates frescos para o almoço, você pode precisar de um elevador para chegar até eles!

 

Outra preocupação é o tempo disponível para manutenção. Ventilação, aquecimento e sistemas de irrigação automatizados podem facilitar bastante a manutenção das plantas, mas a um certo custo. Para fazer os sistemas automatizados funcionarem, é preciso uma fonte de energia e qualquer sistema de entrega de água requer acesso a uma linha de água ou tanque capacitador de água.

Alguns estilos de estufa são modulares e podem crescer com você. Dessa forma, você pode começar pequeno e expandir. Unidades modulares também são boas para aplicações mistas. Você pode manter plantas em seções diferentes da estufa, separadas por um divisor.

Se a exibição de plantas para impressionar for um dos seus principais objetivos, um conservatório ou solário podem ser as melhores opções, porém, eles são mais caros do que as estufas simples.

Para mais informação sobre estufas, cultivo de plantas e assuntos relacionados, cave os links da próxima página.