Tipos de estufas

Autor: 
Sara Elliott

Já que as estufas usam o sol para criarem um ambiente aquecido para as plantas, quando a temperatura cai, há menos calor gerado pelo sol na estufa. Para plantas que precisam de mais calor do que uma estufa pode oferecer naturalmente, sistemas de aquecimento são necessários para fazer essa compensação. As estufas são divididas em categorias baseadas sobre quanto calor suplementar elas precisam produzir para manterem as plantas em uma certa temperatura.

Estufas frias ou estruturas frias: as estufas frias oferecem proteção para as plantas, mas a temperatura dentro delas ainda pode chegar abaixo do ponto de congelamento durante o inverno por não possuírem uma fonte de calor suplementar. As estufas frias podem ajudar a adiantar a colheita em algumas semanas e estender a estação de cultivo no outono, mas elas estão limitadas pelo clima.

Estufas resfriadas: mais aquecidas do que as estufas frias, as estufas resfriadas mantêm as plantas acima do ponto de congelamento e numa temperatura entre 7 e 10 graus Celsius [fonte: Britannica Online Encyclopedia - em inglês]. Manter a temperatura acima do ponto de congelamento protege plantas sensíveis ao congelamento, como os gerânios (em inglês) e o hibisco (em inglês), o que seria impossível de cultivar o ano todo em áreas com temperaturas congelantes.

Estufa aquecida: uma estufa aquecida permite uma gama mais ampla de plantas, mas também requer temperaturas um pouco mais altas, cerca de 13 graus Celsius. Embora o intervalo de temperatura não sirva para muitas plantas tropicais, algumas variedades de orquídeas (em inglês) e samambaias (em inglês) podem passar o inverno em um ambiente de estufa.

A maior estufa do mundo


Projeto Eden

O Projeto Eden é uma série de cúpulas futuristas reunidas em uma
pedreira de argila próxima de St. Austell,
Inglaterra, que abriga plantas do mundo todo. O enorme volume de água necessário para esse
grande prédio vem quase exclusivamente da água da chuva filtrada e reciclada.

Estufas do Projeto Eden
© istockphoto.com / Anthony Brown
Estufas do Projeto Eden

 


Estufas quentes
: essas estufas são feitas para abrigar plantas tropicais como caládios (em inglês), comigo-ninguém-pode (em inglês) e gardênias (em inglês), que requerem temperaturas de15,5 graus Celsius ou mais. Elas precisam de mais calor suplementar e isolamento, e podem ser caras para manter.

Conservatórios: os conservatórios são feitos para exibição de plantas, e não apenas mantê-las e propagá-las. Eles geralmente possuem pisos acabados, janelas adornadas e espaço para móveis. As estufas de janela e as pequenas estufas de mesa também são consideradas conservatórios porque são usadas principalmente para exibir as plantas.

Na próxima página, veremos alguns interessantes estilos de estufas, e você poderá ver se alguma delas seria ideal para a sua casa.