Utilizações para as estufas

Autor: 
Sara Elliott

Uma estufa pode estender a época de cultivo de uma planta em algumas semanas, ou pode criar um microclima completo que serve como grande substituto para o ambiente natural da planta. Atualmente as estufas são usadas de diversas maneiras para ajudar o homem a entender e fazer uso do mundo natural.

Estufas não são apenas para flores
© istockphoto.com / Karen Arehart
Estufas não são apenas para flores

 

Desde a 2ª Guerra Mundial (em inglês) houve um grande aumento no uso comercial de estufas para alimentar a população mundial. Em climas temperados, as estufas estendem a estação de cultivo e protegem as plantas de condições climáticas ruins. Em maiores altitudes, as estufas aumentam a produção das plantas, administrando a luz disponível Mesmo em regiões quentes e áridas, estufas especializadas foram desenvolvidas para reduzir as temperaturas e gerenciar a perda de água das plantas por causa da transpiração.

As estufas de Almeria, Espanha

A paisagem árida
da província de Almeria, no sul da Espanha é coberta com milhares
e milhares de estufas, transformando o que antes era uma região pobre numa
área de cultivo de vegetais no inverno europeu [fonte: Earth
Observatory
- em inglês].

O cultivo de plantas atraentes e ousadas para o mercado de viveiros e floriculturas é uma indústria próspera que deposita confiança nas estufas para cultivarem plantas perfeitas e livres de pestes.

Em muitas áreas, o controle do ambiente de uma estufa é mais fácil e mais confiável do que tentar manipular todas as variáveis do cultivo de plantas em espaço aberto.

Universidades e instituições de pesquisas do mundo todo, como o Projeto Eden em St. Austell, Inglaterra, estão utilizando os ambientes controlados das estufas para recriarem ecossistemas especializados a fim de entenderem melhor as plantas. A tecnologia das estufas está facilitando o estudo do potencial valor das plantas medicinais e a exploração de maneiras para aumentar os resultados da plantação e tornar as plantas mais resistentes a doenças. As estufas são usadas até mesmo para preservar espécies de plantas cujos habitats naturais são ameaçados. Então, vamos ver como elas funcionam.