A domesticação das vacas e de outros tipos de gado

Autor: 
Jane McGrath

Em primeiro lugar, era óbvio que o gado oferecia aos primeiros fazendeiros um suprimento útil de carne e leite frescos. Em certo momento, as pessoas descobriram que os animais também poderiam ajudar na agricultura, bem como fornecer fertilizante e novos materiais para vestimenta. Abaixo temos uma lista dos principais tipos de animais criados como gado que tiveram funções importantes na história da humanidade.

pintura de Jesus com ovelha
Philippe de Champaigne/ The Bridgeman Art Library/Getty Images
As ovelhas e o pastoreio eram comuns na época de Cristo

  • Vacas - o auroque, uma espécie extinta, foi o ancestral do gado bovino moderno. Em lugares como o Oriente Médio e a África, as pessoas começaram a domesticar os auroques. Mais tarde, esses animais evoluíram para o gado que conhecemos atualmente. Talvez sua contribuição mais importante tenha sido o seu uso na organização do terreno, algo que ampliou de forma significativa o terreno disponível para cultivo e, como conseqüência, o rendimento das colheitas.

  • Bois - de certa forma, a domesticação do bois (cerca de 7.000 a.C.) chega a superar a importância da invenção da roda para o início da civilização humana, pois sem a enorme força dos bois para puxar cargas pesadas sobre essas rodas, a vida seria significativamente mais difícil.
  • Ovelhas - junto aos cães, as ovelhas são talvez o mais antigo animal domesticado. Para tirar vantagem da lã, criavam-se ovelhas selvagens para que elas perdessem a sua superfície de pêlos mais emaranhados e fosse possível tosquiar a sua lã (pêlos mais curtos e menos superficiais). Ficou claro que pastorear esses animais era apenas uma questão de assumir o papel de líder em sua hierarquia social. Apesar da domesticação ter ocorrido no século 9 a.C., a tecelagem de lã não deve ter aparecido antes de 4000 a.C. [fonte: Tomkins (em inglês)].
  • Cabras - as cabras não são seletivas com a alimentação e isso as torna úteis por sua habilidade em sobreviver apesar de viverem em terreno seco e estéril. Pessoas pobres que vivem em regiões com poucos recursos podem usar as cabras para conseguir carne, leite e materiais para tecidos [Sherman (em inglês)].
  • Porcos - a partir da domesticação do javali selvagem, os humanos desenvolveram o porco. Como eles têm um apetite por despejos, os porcos aprenderam a comer das pilhas de lixo dos humanos, permitindo a existência de um sistema primitivo de reciclagem de lixo. E nós, por nossa vez, comemos a carne do porco.

A seguir, daremos uma olhada em vários outros animais que forneceram algo de grande importância: o transporte por longas distâncias e a capacidade para carregar grandes cargas.