Questões de saúde

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Há várias questões sobre a saúde dos gatos que um dono de gato instruído deve saber. Considere as sugestões abaixo.

  • Medicamentos antiparasitários são perigosos se usados de forma incorreta. Nunca tente eliminar os parasitas de seu gato com qualquer medicamento sem ser prescrito por um veterinário.

  • Se um gato está tão doente para se limpar, mantenha-o escovado e massageado. Limpe os olhos lagrimejantes quantas vezes forem necessário.

  • Para dar um comprimido a um gato, segure o animal firmemente em seu colo ou entre os seus joelhos. Aperte a cabeça de ambos os lados do maxilar para que o gato abra a boca. Coloque a pílula tão profundo quanto possível na garganta. Feche a boca do gato, e friccione a sua garganta suavemente para estimulá-lo a engolir.

    Para dar um comprimido a um gato, comece segurando o animal firmemente em seu colo ou entre os seus joelhos.
    2006 Publications International, Ltd.
    Há um jeito certo de dar um comprimido a um gato

  • Gatos são propensos a diabetes. Se o seu gato é diabético, peça ao seu veterinário para te mostrar como dar as injeções de insulina necessárias. Se você fizer isto fielmente, a diabetes não encurtará a vida do seu gato.

  • Se um gato parecer mal alimentado mesmo sendo bem alimentado, tem fezes soltas freqüentes, um pêlo opaco, e um estômago inchado, você deve suspeitar de vermes. Consulte um veterinário.

  • Os acarinos de orelha são um problema comum em gatos. Se você notar o material ceráceo preto, marrom, ou cinza na orelha em vez da superfície cor de rosa limpa normalmente, o gato pode ter acarinos. Consulte o veterinário para saber qual medicamento usar. Se você tiver mais de um gato e um adquirir acarinos de orelha, há possibilidades de os outros terem também.

  • Se as pálpebras membranosas de um gato cobrirem a metade de seus olhos, isto é normalmente um sinal de doença intestinal que deve ser tratada imediatamente.

  • A lágrima constante dos olhos do seu gato pode ser um sintoma de infecção local ou de doença sistêmica que deve ser tratada.

  • Se um filhote morre repentinamente sem sinal de doença, ele provavelmente tinha uma enfermidade felina. Seus outros gatos devem ser vacinados imediatamente.

  • O modo mais fácil de tratar bola de pêlo é dar ao gato uma preparação que revestirá o estômago e irá se unificar com o pêlo para que possa ser eliminado na evacuação. A geléia de petróleo branca é um agente de revestimento excelente. Coloque uma colher de chá ou duas na boca do gato e nas patas, e deixe o gato se lamber.

  • Os gatos gostam de brincar com fios de lã ou barbantes, mas tais brincadeiras podem ser fatais. Se o seu gato tiver engolido fio de lã ou barbante, dê-lhe a geléia de petróleo branca para facilitar a passagem do material pelo sistema.

  • Mantenha os gatos longe das plantas caseiras venenosas, como dieffenbachia (comigo-ninguém-pode), erva-de passarinho, e poinsetia (copo-de-leite).

Os gatos podem ser criaturas complexas - mas se forem tratados de forma correta, podem também levar uma alegria enorme à sua casa.