Dicas de como cuidar de gatos

Autor: 
Editores do Consumer Guide
A Eva dos cães e gatos

A reconstrução da história do DNA dos dois animais prediletos do homem mostra que cada espécie descende de uma única linhagem, o equivalente da mãe primordial do ser humano.

Leia mais em VEJA.com

Os gatos se tornaram animais encantadores, embora sejam muito independentes. Mas antes de comprar ou adotar um gato, você deve analisar algumas questões.

  • Você quer um gato macho ou fêmea? Geralmente as fêmeas são cautelosas, doces, e tranqüilas. Mas a menos que você mande castrar a sua gata, você terá de lidar com o ciclo do cio. Os machos são maiores e gostam de dar suas saídas, embora os machos não castrados tendam a urinar para marcar os seus territórios, perambular, e estão propensos a brigas com outros gatos.

  • Você quer um gato de pêlo curto ou longo? Gatos de pêlos longo são glamurosos, mas alguém terá trabalho para mantê-los deste jeito. Os gatos de pêlos longos soltam muitos pêlos e tendem a formar bola de pêlos com mais freqüência.

  • Você quer um gato de raça ou gato vira-lata? Se você quiser um gato de raça, tenha certeza de comprar de um estabelecimento de procriação conceituado e saiba o que você está procurando antes de efetuar a compra de fato.

  • Você quer um filhote ou um gato adulto? Os filhotes são mais engraçadinhos mas eles precisam de tempo e paciência. Os gatos adultos precisam de mais socialização, mas geralmente são mais fáceis de cuidar.

Na próxima seção, verificaremos três importantes fatores de cuidados dos gatos: banho, alimentação, e o trato do pêlo.

Dicas para cuidados com o seu gato
©iStockphoto.com/Kevinruss