Dicas sobre a segurança das crianças

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Acidentes domésticos são a causa líder de lesões e mortes de crianças de até 5 anos de idade. A maioria desses acidentes ocorre dentro ou nos arredores da casa, e muitos podem ser evitados.

  • Armazene todos os materiais tóxicos em prateleiras altas, fora do alcance das crianças. Nunca guarde estes materiais em recipientes ou garrafas usados para bebidas ou alimentos. Produtos tóxicos devem ter tampas de segurança e devem estar adequada e hermeticamente fechados.

  • As seguintes plantas domésticas são venenosas se ingeridas ou mastigadas e devem ser mantidas fora do alcance de crianças: copo-de leite, visco, comigo-ninguém-pode, filodendro, ruibarbo, loureiro, rododendro, azaléia e galhos de cereja.

  • Certifique-se de que os seus filhos não fiquem acidentalmente trancados em um closet ou em outro espaço confinado. Verifique todas as maçanetas e travas da casa e elimine tudo que possa sugerir um risco.

  • Ajuste o aquecedor de água para não mais de 48,8ºC para proteger as crianças, pois a água escaldante poderá queimá-las na banheira.

  • Certifique-se de que todas as tomadas elétricas estejam cobertas com tampas de segurança. Além disso, verifique todos os cabos elétricos para garantir que o isolamento não esteja desencapado e que os fios não estejam expostos.

    Certifique-se de que todas as tomadas elétricas estejam cobertas com tampas de segurança, a fim de evitar que as crianças queiram inspecioná-las.
    2006 Publications International, Ltd.
    Certifique-se de que todas as tomadas elétricas estejam cobertas com tampas de segurança


  • Todos os fios soltos devem ser enrolados com fita, desconectados ou retirados do alcance das crianças.

  • Certifique-se de que todas as janelas às quais a criança tem acesso estejam travadas, trancadas ou adaptadas com travas de janela, telas de proteção ou grades, de forma que não se abram mais de 15 cm.

  • Mantenha todos os utensílios domésticos desligados e trave os interruptadores e aparelhos, de forma que uma criança não possa ligá-los.

  • Verifique todos os brinquedos para garantir que olhos, nariz, botões, saliências ou outras partes não possam ser retirados ou mastigados. Os balões, especificamente, podem ser perigosos para crianças pequenas (se um balão estourar, pequenas partes dele podem ser um risco de engasgamento).

  • Mantenha crianças pequenas sozinhas longe de brinquedos ou jogos com baterias de disco. As baterias são pequenas o suficiente para serem ingeridas e são potencialmente letais. Aparelhos domésticos, relógios e equipamentos de audição contendo essas baterias devem ser mantidos fora do alcance das crianças.

  • Evite usar materiais de limpeza com soda cáustica. O desentupidor de pia padrão de borracha ou do tipo "curva de metal" são mais eficazes na limpeza de esgotos e não oferecem risco tóxico. Descarte as garrafas vazias caso tenham sido utilizadas para guardar soda cáustica. Mesmo que sejam lavadas, elas podem conter cristais que, se ingeridos, podem causar lesões à criança.

Agora vejamos algumas dicas para peças específicas na casa. Veja a próxima seção.