Limpeza de metais

Autor: 
Editores do Consumer Guide

É hora de tirar a prataria para usar nas festas de fim de ano, mas está tudo manchado! Nesta seção, ensinaremos a remover as manchas e a limpar outros metais, entre os quais latão e estanho.

Latão

  • Remova o verniz descascado de objetos de latão com uma solução de 1 copo de bicarbonato de sódio em 7,6 litros de água fervente. Deixe o objeto de molho na água até ela esfriar, depois remova o verniz.

  • Para limpar o latão, faça uma pasta com 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 colher de sopa de vinagre. Aplique a pasta com um pano macio e esfregue. Além disso, pode-se passar um limão cortado no sal e esfregá-lo no latão. Lave o objeto em água morna com sabão e dê polimento para o objeto brilhar.

Cobre

Estas duas receitas de limpeza ajudam a manter os objetos de cobre em boa forma.

  • Faça uma pasta com 1 colher de sopa de sal, 1 colher de sopa de farinha de trigo e 1 colher de sopa de vinagre. Esfregue-a sobre o objeto de cobre, depois lave-o em água quente com sabão. Enxágüe e dê o polimento para que o objeto brilhe.

  • Misture 2 colheres de sopa de vinagre com 1 colher de sopa de sal para limpar objetos de cobre. Lave, enxágüe e seque o objeto depois do tratamento. Um limão cortado, mergulhado no sal, também limpa objetos de cobre.

Ouro

Eis uma maneira excelente de limpar objetos de ouro: misture 1 colher de sopa de cinzas com água suficiente para formar uma pasta. Esfregue a pasta na superfície de ouro com um pano macio, enxágüe e dê polimento com um pedaço de camurça. Bicarbonato de sódio pode substituir as cinzas.


Estanho

  • Pode-se limpar estanho com as folhas externas de uma cabeça de repolho. Esfregue uma folha sobre a superfície do objeto e, depois, use um pano macio para dar polimento.

  • Visto que o estanho mancha com facilidade, lave recipientes e pratos de estanho logo depois de usá-los. Alimentos ácidos, sal e molho para saladas costumam escurecer objetos de estanho.

Prata

Temos três receitas testadas e aprovadas para remover machas de objetos de prata:

  • Coloque a prata manchada em um recipiente de vidro, acrescente um pedaço de papel alumínio e cubra com 1 litro de água quente misturada com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. A reação entre o alumínio e a prata remove qualquer mancha. Não use esse processo em modelos com alto relevo; você perderá os detalhes escuros do modelo.

  • Faça uma pasta com 3 partes de bicarbonato de sódio e 1 parte de água. Com um pano macio, esfregue a pasta delicadamente no objeto de prata. As manchas desaparecem em pouco tempo. Depois de enxaguar, use um pano macio para polir a prata.

  • Faça uma pasta misturando pó de giz branco com amônia suficiente para molhá-lo. Com um pano macio, esfregue a pasta delicadamente no objeto de prata. Enxágüe o objeto e dê polimento para ele brilhar.

Assim como a prataria mais preciosa, um objeto caro como um piano precisa de máximo cuidado. A seguir, dicas para a limpeza de pianos.