Enfiando a linha na agulha

Autor: 
Editores do Consumer Guide

Enfiar linha em uma agulha é bastante simples. Mantenha a agulha ereta com uma das mãos e a gire em seus dedos até ver o orifício. Mantenha o fio cortado a cerca de 1 cm da ponta com os dedos da outra mão e o empurre através do buraco da agulha, até enfiá-la cerca de 1,5 cm além do buraco. Puxe mais ou menos 1/3 de toda a linha cortada se pretender coser com um único fio; junte as pontas, se pretende usar fio duplo para o trabalho.

Se tiver dificuldade para enfiar a linha na agulha, pode ser útil seguir esses conselhos:

  • Posicione a agulha na frente de uma superfície branca, de modo que o furo fique mais visível.

    Place the needle in front of a white surface to make the eye more visible.
     Publications International, Ltd.2006
    Coloque sua agulha na frente de uma superfície branca para tornar o furo mais visível

    Torne a ponta da linha mais firme, umedecendo-a ou passando cera de abelha em uma das extremidades.

  • Mergulhe a ponta da linha em um frasco de esmalte vermelho e deixe secar. O esmalte colorido tornará a ponta da linha mais visível e também servirá para facilitar seu deslizamento.

  • Dê um jato de fixador de cabelos em seus dedos e, depois, firme a ponta da linha, rolando-a entre os dedos.

  • Tente uma agulha com buraco maior ou use um passador de linha.

Fazendo o nó

Para dar o nó na linha, coloque a ponta do fio reto na parte de baixo do polegar de sua mão esquerda (ou mão direita, se você for canhoto). Segure o fio com seu polegar esquerdo e posicione a ponta da agulha sobre o fio, cerca de 1,5 cm a partir da ponta da linha. Segure a ponta da linha e a agulha no lugar com seu polegar esquerdo. Com a mão direita, envolva a ponta da agulha com o fio bem apertado, duas vezes para um nó pequeno e quatro para um nó maior.

Aperte a linha em torno da agulha entre o polegar e o indicador de sua mão esquerda. Empurre a agulha para cima, entre esses dedos, tanto quanto possível, com o segundo dedo de sua mão direita. Depois, agarre a ponta da agulha com o polegar e o indicador de sua mão direita e deslize o fio que envolve a agulha lenta e suavemente pela agulha, passando por cima do buraco e indo para baixo no comprimento do fio, em um nó apertado.

Corte a linha excessiva abaixo do nó.

Mais um botão que sumiu da roupa? Continue lendo, para aprender dicas fáceis para substituir rapidamente um botão.