Como funcionam os detergentes de roupa

Autor: 
Emily Frydendall

Nada supera a sensação de vestir uma camiseta limpa, especialmente depois de um banho. Isso desperta um senso de frescor e de disposição para encarar o dia. Mas de onde vêm essas camisetas limpas? Ah, sim – da lavagem de roupas, aquela tarefa caseira que nunca parece estar excluída de sua lista de afazeres. As estatísticas confirmam: uma família norte-americana média lava 300 cargas de roupas ao ano [fonte: Wall Street Journal - em inglês].

Detergentes de roupas
© iStockphoto.com / Sb-borg
Desde os anos 40, os detergentes de roupa se tornaram necessidade na maior parte dos domicílios para lavar tecidos

O motivo de estarmos constantemente colocando roupas pessoais e de cama para lavar é, em resumo, que as pessoas se sujam. Nós suamos, perdemos células de pele e entramos em contato com alimentos, terra e muitas outras partículas a cada dia. Por isso, necessitamos de uma maneira de limpar com eficiência as roupas e tecidos, a fim de podermos manter a higiene pessoal e preservar a aparência de nossos trajes. Mas o que o exatamente acontece no interior da lavadora de roupas para limpar nossas roupas e tecidos? O segredo está no sabão em pó (ou na versão líquida - ambos são detergentes de roupas).

Antes da invenção dos detergentes de roupas, os norte-americanos usavam flocos de sabão para lavar roupa. No entanto, nos anos 30 surgiu o primeiro detergente de roupas, o Dreft, da Procter & Gamble. Posteriormente, em 1943, a Procter & Gamble colocou em produção o Tide, capaz de remover as manchas mais difíceis devido a uma combinação única de componentes químicos. Desde os anos 30 e 40, os detergentes de roupas se tornaram uma necessidade doméstica e são usados em todo o mundo para limpar têxteis. Assim, como exatamente os detergentes de roupas limpam tecidos?

Neste artigo, vamos estudar a fundo o que acontece quando o detergente de roupas é colocado em sua máquina de lavar.  E vamos começar pelos seus ingredientes.