Como cuidar de objetos de valor sem prejudicar o meio ambiente

Autor: 
Seleções do Reader's Digest, do livro "Salve o Meio Ambiente"

Seja por motivos sentimentais ou financeiros, faz sentido cuidar de seus objetos de valor. Você pode fazer isso sem recorrer a produtos químicos. Sabão em pó, detergentes, spray de cabelo, perfume, luz solar e água podem ser desastrosos para alguns artigos delicados. Quando estiver em dúvida, pergunte a um especialista.

Polimento da prata

Pasta de dentes branca e um pouco de azeite de oliva compõem um ótimo polidor para artigos que não podem ser submersos, mas não esfregue com força ou poderá desgastar o revestimento de prata.

  • Experimente preparar seu próprio polidor de prata ecológico ao combinar partes iguais de cal (giz em pó), amoníaco, álcool metílico e água.
     
  • Use um velho pincel de barbear ou de estêncil para passar o polidor nas gretas dos entalhes dos desenhos ou das filigranas da prata. Cubra as cerdas com um pano macio para dar o polimento.
  • Para clarear os cabos de osso ou marfim ou remover manchas neles, faça uma pasta com suco de limão e sal, esfregue nas peças, enxágüe em água morna e seque.

Dicas

  • Manchas de ovo em colheres e garfos de prata podem ser removidas esfregando sal úmido antes de lavar.
  • Para manter os talheres de prata em condições ideais, lave-os em água morna com sabão, depois enxágüe e seque imediatamente para evitar manchas.

Jóias brilhantes

Você pode preferir levar as peças especiais a um joalheiro, mas se quiser limpá-las em casa, nunca o faça embaixo da torneira – não se arrisque a ver uma jóia de família desaparecer ralo abaixo.

  • Mantenha as peças de valor em ótimas condições ao guardá-las separadamente, para evitar os nós ou arranhões que podem ocorrer quando pedras preciosas de dureza diferente se tocam.
     
  • A não ser que você saiba do que a jóia é feita e como limpá-la, evite usar água, detergente, bicarbonato de sódio, amônia e preparados comerciais. Âmbar, osso, coral, marfim, lápis-lazúli, malaquita, opala, madrepérola e turquesa jamais devem ser lavados, embora a limpeza com pano úmido não os danifique.
     
  • Uma escova de dentes macia com pasta de dentes branca removerá a sujeira de brilhantes. Enxágüe em água morna e seque com pano sem fiapos.
     
  • Prepare uma solução de limpeza para jóias de ouro e prata com pedras preciosas, como brilhantes, safiras e rubis (mas não com pérolas), misturando partes iguais de água e amoníaco. Mergulhe nela as jóias por 30 minutos, esfregando as fendas com uma escova de dentes macia. Enxágüe e seque com pano macio.Colar de pérolas

Material

papel-alumínio
1 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio

Preparo

  • Forre com algumas camadas de papel-alumínio o fundo de um balde não-metálico ou de uma vasilha grande. Adicione o sal e o bicarbonato de sódio ao recipiente. Encha com água fervente.
  • Mergulhe na solução os artigos de prata (de lei ou banhados em prata) laváveis e deixe de molho por uma ou duas horas (o papel escurecerá).
  • Retire os objetos, enxágüe e seque completamente para restaurar seu brilho.

 

Teste seus conhecimentos sobre:

cuidados com objetos